6 dicas para não errar a grafia das palavras

Roberta Rinaldi Dicas de Português

Erros ortográficos não são bem vistos de jeito nenhum na redação. No Enem, você deve ser cuidadoso, para que não perca pontos na competência 1, que avalia a norma culta ao longo da produção.

Sabemos, porém, que errar é humano, afinal, são tantas palavras e tantas regras e exceções que é normal nos confundirmos. SS ou Ç? Essa palavra é com L ou com U? Pensando nisso, separamos algumas dicas essenciais para você não errar mais a grafia das palavras na redação. Assim, você irá se dar bem na prova! Confira:

Consulte o dicionário sempre que precisar

Toda vez que surgir a dúvida quanto à escrita de uma palavra, o dicionário é o seu melhor amigo. Quando for estudar em casa, mantenha por perto o dicionário físico. No dicionário você encontrará todas as palavras possíveis de se imaginar. Além disso, há a regência e a indicação de como é feita a divisão silábica! Há palavras sinônimas (muito importantes para que você não repita insistentemente as mesmas no texto, entenda melhor AQUI) e os termos que variam delas. Mas tudo bem se você não tiver um dicionário físico, pois as versões online também são bem completas (veja um exemplo AQUI). Salva o link aí, hein?!

Procure escrever à mão

Escrever à mão é um processo que nos ajuda a internalizar a grafia correta das palavras. Crie esse hábito e evite a correção automática do celular, por exemplo, pois, com ela, você nem sabe onde e porquê errou, sendo, portanto, um mecanismo pouco prático para seu aperfeiçoamento.

Acione ferramentas de apontamento de erro gramatical no celular

Diferente do citado no tópico acima, com a ferramenta que simplesmente aponta o erro, sublinhando a palavra errada, você será instigado a consertá-la. Ela ainda pode te dar opções com a escrita correta, o que é válido e prático.

Baixe aplicativos de jogos de palavras

Há inúmeros aplicativos de jogos que nos ajudam a escrever melhor. Se você precisa preencher um espaço para formar uma palavra com as letras XCEÃEÇO, a única possibilidade é EXCEÇÃO. Você já vai gravar, depois quebrar a cabeça e descobrir, que não tinha como encaixar um “SS” para formar a palavra certo? Invista nisso: é entretenimento e aprendizado! 😉

Produza e tenha um feedback

Somente um feedback pode te mostrar detalhes que você não notaria sozinho. Por exemplo, ao enviar um texto para ser corrigido com a IMAGINIE, nossos professores irão marcar onde você escreveu incorretamente e indicará a grafia correta. Assim, você tenderá a não repetir o erro nas próximas produções. Essa é a importância de se ter uma avaliação!

Pesquise dicas online

Estamos sempre compartilhando dicas de palavras que geralmente escrevemos inadequadamente, como em nosso post sobre as 15 palavras mais comuns de errar na redação. Comece a pesquisar cada vez mais esse tipo de conteúdo e observe quais das palavras você erraria ou não. É um bom teste! 😀

Ah, e não deixe de acompanhar sempre as nossas Dicas de Português, estamos constantemente te dando estratégias para arrasar em norma culta nas produções, combinado?!

Até a próxima e bons estudos! 😉

 

Vamos debater sobre?