"A cerca de", "acerca de" ou "há cerca de"?: fotografia de uma mulher segurando um cartaz com um ponto de interrogação desenhado.

Qual é a expressão certa: “a cerca de”, “acerca de” ou “há cerca de”?

Roberta Firmino Dicas de Português

Por conta da pronúncia similar, existem diversas palavras da língua portuguesa que têm os seus significados e escritas confundidas. E hoje nós vamos falar sobre um desses casos!

“A cerca de”, “acerca de” ou “há cerca de”? A partir de hoje você nunca mais vai errar o uso dessas expressões! É só ficar atento ao artigo para entender as suas diferenças e como elas são usadas no dia a dia.

“A cerca de”, “acerca de” ou “há cerca de”?

Quem nunca se perguntou qual dessas expressões utilizar, não é mesmo? Se as ouvimos fora de um contexto, não conseguimos compreender o que a pessoa está querendo dizer. Quer entender por que isso acontece?

“A cerca de”, “acerca de” e “há cerca de” se tratam de expressões homônimas, ou seja, que são pronunciadas de forma igual mas possuem significados diferentes

O problema é que, por conta disso, muitas vezes acabamos errando na hora de escrever uma redação, por exemplo. Aplicamos a expressão errada em uma frase e acabamos tirando todo o seu sentido.

Por isso, é fundamental ter em mente quais são as grafias dessas expressões de acordo com cada significado. Assim, você não comete deslizes e nem acaba perdendo pontos em sua produção textual. Vamos lá?

“A cerca de” separado: o que significa?

“A cerca de” significa “aproximadamente”, “perto de”. Então, você irá usar essa expressão quando quiser indicar aproximação, seja de um local ou um de valor quantitativo, por exemplo.

Confira como ela pode ser aplicada em seu dia a dia:

  • “O lote fica a cerca de 2 km daqui, portanto, não quero ir a pé.”;
  • “A cerca de dois quarteirões fica o restaurante, por isso não é necessário ir de carro.”;
  • “Cerca de 700 jovens ganharam o presente.” (Nesse caso, sem a preposição “a”).

Ah, e não podemos nos esquecer que existe a expressão “a cerca” em que o “a” é um artigo e “cerca” um substantivo. Nesse caso, “cerca” dá o nome a uma estrutura autossustentável que serve para delimitar determinada área. Veja um exemplo de sua aplicação:

  • “A cerca do vizinho foi pintada de branco na semana passada.”

Gif de um gato andando em cima de uma cerca, exemplificando mais uma forma de como a expressão “a cerca” pode ser usada.

“Acerca de” junto: quando usar?

“Acerca de” é uma locução prepositiva — ou seja, a união de duas palavras que atuam como preposição — que ganha o mesmo sentido de “a respeito de”, “referente a”, “sobre”.

Confira os exemplos:

  • “Além disso, não discutiram acerca dos depoimentos na reunião.”;
  • “Não trataram acerca dos negócios, pois não tiveram tempo.”;
  • “Acerca dos comentários feitos por ele, embora sejam confusos, concordo plenamente.”.

“Há cerca de” separado e com H: o que quer dizer?

Já a expressão “há cerca de” também quer dizer “aproximadamente”. Porém, nesse caso, ela está relacionada a tempo. Portanto, indica tempo decorrido.

Fica mais fácil de entender observando os exemplos:

  • “Compraram o bolo há cerca de 2 horas.”;
  • “Há cerca de 6 anos que vive nesta rua.”;
  • “Abasteci o carro há cerca de 3 dias.”.

Uma dica importante para quando você for usar “há cerca de” é: nunca acrescente “atrás”, como em “fiz meu passaporte há cerca de 3 anos atrás.”. Isso porque você estará tornando o seu texto redundante. 

Como a expressão “há cerca de” já sinaliza que estamos falando do passado, você não precisa tornar essa informação repetitiva acrescentando “atrás”.

E então, deu para entender quando usar a cerca de, acerca de ou há cerca de? Cadastre-se na Comunidade Imaginie para receber mais conteúdos como este que irão te ajudar nos estudos!

Banner de divulgação da Comunidade Imaginie com link para: https://conteudo.imaginie.com.br/comunidade-imaginie-enem-vestibular-redacao?utm_source=blog&utm_medium=banner&utm_campaign=blog-post

Vamos debater sobre?