“Através” na redação, pode?

Roberta Rinaldi Dicas de Português

Ao receber o feedback de uma correção, você já foi penalizado quanto ao uso da palavra “através”? Ficou sem entender o porquê? Neste post, vamos esclarecer de uma vez por todas essa questão, afinal, “através” na redação, pode ou não? Confira:

A palavra “através”, segundo o dicionário, significa ir de um lado para o outro, atravessar, passar pelo interior de algo, ir no decorrer, transpassar. Assim sendo, analisemos um contexto de uso da palavra comum em redações:

“A Libras é a primeira língua do não ouvinte. Ao não permitir o acesso à educação através dela, o surdo, além de ter sua aprendizagem plena limitada, acaba impedido de desfrutar de um direito conquistado por sua comunidade.”

Neste caso, o autor do trecho seria penalizado pelo uso da palavra. Por quê? Bom, a ideia que se quer passar é a de que a Libras será uma mediadora do processo de aprendizagem, correto? Não há o sentido de movimento físico ou de algo concreto que atravessa outro.

Imagine dizer que “Maria passou um recado através de João”. Seria João um fantasma?

Ghost Omg GIF - Find & Share on GIPHY

Tudo bem, é perfeitamente compreensível o sentido que se pretendeu passar. Apesar disso, sugerimos que, nessas situações, a palavra seja substituída pelas locuções por meio de OU por intermédio de. Assim, será possível entender a relação de sentido mais abstrata, em que algo é um instrumento, algo foi feito com o auxílio, com a ajuda de outra.

Por meio de um comunicado geral, todos foram dispensados do trabalho. (Correto!)

A bala passou através do vidro, mas não atingiu ninguém. (Correto também!)

Alguns gramáticos admitem o uso de através com sentido de “por meio”, porém, como sabemos suas particularidades de sentido, devemos optar pelo uso correto mediante cada situação. Caso, com o passar dos anos, o uso denote a queda desta regra, tudo bem. Até lá, atenção e opte pelo uso específico de acordo com a ideia que se quer passar! 😉

Já viu nosso post sobre a diferença entre AFIM e A FIM? Confira AQUI.

Veja mais dicas de português AQUI e compartilhe conosco suas dúvidas, afinal, queremos preparar você para se dar bem em norma culta nas produções! 😉

Até a próxima e bons estudos!

VEJA TAMBÉM: JUNTO COM X JUNTO A

Vamos debater sobre?