Como melhorar o vocabulário - mesa com marcadores de texto, xícara de café, grampeador, post-it e um caderno sendo escrito por uma pessoa.

Como melhorar o vocabulário: 7 dicas para evitar repetições na redação

Ana Massêo Dicas de Redação 0 Comments

Tanto para se comunicar bem quanto para produzir uma boa redação, é importante que você tenha um vocabulário extenso para não se prender à repetição de palavras. Afinal, isso empobrece muito o texto e pode até mesmo tirar pontos da sua nota. 

Existem diversas formas de ampliar o seu repertório de palavras. Pensando nisso, preparamos 7 dicas imperdíveis de como melhorar o vocabulário para você adaptar ao seu cotidiano e garantir o uso de novos termos em suas redações!  

1. Aposte na leitura 

Para começar, a leitura é uma opção ótima para adquirir conhecimentos variados e é uma das formas mais práticas de melhorar o seu vocabulário. 

Mas, para que isso seja feito de uma forma ainda mais eficaz, é interessante investir na leitura de diferentes gêneros, fugindo um pouco da sua zona de conforto caso você costume ler apenas o que gosta.

Além de conhecer mais palavras, diversificando sua leitura para livros de história, romance, ficção científica, terror, poesia, etc. você também vai adquirir várias informações que podem até te ajudar a reforçar seus argumentos na hora de defender seu ponto de vista em uma redação ou debate, por exemplo.

E, fugindo um pouco dos livros, a leitura de notícias, revistas em quadrinhos, blogs, etc. também é super válida! 

O importante é ler com frequência e ficar atento ao uso de palavras que você desconhece, pois assim você pode pesquisá-las e utilizá-las em seus textos.       

Gif de uma pessoa tomando café enquanto lê um livro

2. Converse com pessoas variadas

Pensou que a conversa não faz parte dos seus estudos? Se você prestar bem atenção ao que está sendo dito, muitas palavras podem ser aprendidas através da conversação. Principalmente se você tiver contato com um grupo variado de pessoas. 

Conversar com seu amigo, com seu avô ou com seu professor, por exemplo, te coloca em três contextos diferentes. A linguagem utilizada por cada um deles vai ser distinta e te ajudará a expandir e diversificar o seu vocabulário. 

Mas atenção: cuidado para não utilizar marcas da oralidade na sua escrita, é necessário distinguir o que pode ou não ser útil na hora de escrever.  

3. Consulte o dicionário

Quer saber como melhorar o vocabulário de um jeito simples? É muito fácil, basta apenas consultar o dicionário. 

Além de tirar dúvidas sobre conceitos que você não está muito confiante que sabe, você também pode descobrir novas palavras para usar no seu cotidiano.

E lembre-se: é muito importante entender em qual contexto aquela palavra realmente se encaixa. Vale muito mais utilizar uma palavra comum corretamente do que usar várias palavras difíceis fora do contexto certo.   

Banner de divulgação do ebook gratuito “10 passos para escrever uma redação nota mil” para quem quer saber como estudar para o Enem. O banner direciona para o link de cadastro a seguir: https://conteudo.imaginie.com.br/ebook-10-passos- para-nota-1000]

4. Aprenda sinônimos

Uma outra dica pra quem quer saber como melhorar o vocabulário é a utilização de sinônimos.

Os sinônimos são palavras diferentes, mas com significados iguais (ou semelhantes), que podem te ajudar muito na construção do texto. Além de evitar repetições, eles ampliam o seu repertório vocabular.

A lista a seguir mostra alguns que vão te ajudar nessa ampliação:

  • Misterioso = Enigmático
  • Pobreza = Miséria
  • Tranquilo = Calmo
  • Sagaz = Inteligente
  • Doente = Enfermo
  • Complexo = Difícil
  • Mudança = Alteração
  • Inadequado = Impróprio
  • Essencial = Imprescindível

Sempre que for escrever, uma dica é prestar atenção nos termos que você tem tendência maior de usar e pesquisar sinônimos para eles. Dessa forma você evita repetições e deixa seu texto mais fluido para quem lê.  

5. Pesquise sobre a formação de palavras

Sabia que com apenas uma palavra você já consegue ampliar muito o seu vocabulário? Isso é possível aprendendo um pouco mais sobre a sua formação, principalmente no que diz respeito à derivação prefixal e derivação sufixal. Veja os exemplos a seguir:

Derivação prefixal 

  • autoavaliação (auto + avaliação)
  • predominar (pre + dominar)
  • descontente (des + contente)
  • subgerente (sub + gerente)
  • interlocutor (inter + locutor)

Derivação sufixal

  • gentileza (gentil + eza)
  • harmonioso (harmonia + oso)
  • simplesmente (simples + mente)
  • empresário (empresa + ário)
  • chatice (chato + ice)

Podemos pegar também, como exemplo, a palavra leal. Com um prefixo pode virar desleal, com um sufixo vira lealmente, e, com os dois juntos, podemos criar deslealmente. 

Viu como é prático melhorar seu vocabulário sem precisar de muitas palavras?  

6. Use jogos recreativos a seu favor

Já imaginou que incrível poder aprender se divertindo? Também é possível ampliar seu conhecimento de palavras de uma forma mais criativa. 

Você pode usar jogos para enriquecer e diversificar o seu vocabulário. Além dos já existentes, como caça-palavras, palavras cruzadas e adedanha (ou stop, dependendo da sua região :p), por exemplo, você também pode criar outros tipos. 

Uma ideia é você fazer cartas em que de um lado esteja escrito alguma palavra variada e, no outro, tenha seu significado e aplicação em uma frase. 

Dessa forma, você pode separá-las em níveis de dificuldade diferentes e brincar de descobrir qual o significado de cada uma delas. Por fim, ganha quem tiver o maior número de acertos.   

Gif de um homem segurando cartas de baralho e olhando frequentemente para os lados

7. Utilize sempre as palavras aprendidas

Por fim, a última dica tem relação com a prática. Não tem como melhorar o vocabulário sem conseguir fixar aquilo que foi aprendido. Por isso, é muito importante que você use as novas palavras com frequência no seu dia a dia.

Pode ser na redação, na conversa, nas redes sociais ou da forma que preferir. O necessário agora é introduzir as palavras que aprendeu no seu cotidiano, para que assim você não esqueça mais como utilizá-las. 

E lembre-se, sempre faça pesquisas quando não tiver certeza do significado ou de como usar uma palavra em um certo contexto. De nada vale aprender algo novo se você não for utilizá-lo de forma correta. 

Agora que você já sabe como aumentar o seu vocabulário, que tal aprender algumas dicas de como ter inspiração para escrever? Dessa forma, além de utilizar as novas palavras, você também pratica a sua redação para mandar bem nos vestibulares! 

Vamos debater sobre?

Deixe uma resposta