Cartilha do participante Enem 2018 disponível

Roberta Rinaldi Notícias

O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou nesta sexta-feira, dia 28 de setembro, a CARTILHA DO PARTICIPANTE, com orientações sobre a redação do Enem 2018! O Instituto também se preocupou em disponibilizar o material em Libras, uma importante iniciativa que preza pela inclusão dos surdos e deficientes auditivos (estes que foram, inclusive, tema do Enem 2017).

O material em PDF pode ser acessado AQUI. Seu objetivo é orientar os candidatos ao exame sobre como serão cobrados na produção escrita, detalhando o tipo textual e as competências nas quais serão avaliados. São 5:

  • Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
  • Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
  • Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  • Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Tipo textual e nota

A redação, que deve atender ao tipo dissertativo-argumentativo vale 1000 pontos no total. Além disso, é importante que você apresente o tema, uma tese, os argumentos e uma proposta de intervenção que busque solucionar ou amenizar a problemática.

A avaliação

Cada texto passará pela avaliação de 2 professores. Porém, se houver discrepância de notas, é feita uma terceira análise. Esse processo é fundamental para que as notas atribuídas sejam as mais justas possíveis, afinal, trata-se do maior vestibular do país. Por isso, o futuro de muitos alunos é colocado à prova por meio do exame!

O que é discrepância de notas?

O Enem considera discrepante a nota que, na soma final, tenha uma diferença de mais de 100 pontos. Ademais, não deve haver, também, diferença de mais de 80 pontos dentro das competências. Esse é o critério para que o texto seja avaliado mais de duas vezes. É um processo bastante criterioso! 😉

Exemplos de redação

Postamos constantemente exemplos de redação que você pode conferir AQUI. Eles são importantes para que você tenha uma boa noção sobre aquilo que é valorizado pela banca corretora do exame. Na Cartilha deste ano, como nas edições anteriores, há exemplos de redação nota 1000. Vale a pena ler com atenção e extrair ao máximo os aspectos de estruturação, projeto de texto e argumentos. Dessa forma, você irá internalizar informações importantes que poderão ser aproveitadas.

Cartilha em Libras

A cartilha em Libras está disponível AQUI. É composta por 24 vídeos em uma playlist no canal oficial do INEP. 🙂

Não deixe de praticar, hein? Ainda dá tempo de aprender a fazer uma redação nota 1000 e se dar bem no exame, portanto, veja AQUI nossos planos e venha estudar com a IMAGINIE!

Até a próxima! 😉

Vamos debater sobre?