Checklist para iniciar os estudos em 2019

Kamila Dantas Geral

O mês de janeiro já está acabando e chegou a hora de começar a se organizar e traçar a suas metas de 2019. Você está preparado para iniciar os estudos e aprender a como fazer uma redação?

Antes de colocar a mão na massa, confira essas dicas para se aproximar do seu objetivo:

 

Cronograma de estudos

 

Com certeza você já ouviu dizer que “existe hora para tudo na vida”: de dormir, acordar, comer, descansar e principalmente estudar.

Comece criando um cronograma de estudos com dias, horários e matérias através de um checklist.
Dê preferência a duas matérias por vez, sendo que, ao final de cada estudo, você realize exercícios práticos que certificam que você aprendeu e fixou o assunto.

 

 

Organize o seu espaço

 

Estudo demanda uma concentração enorme. Qualquer problema como: barulho, bagunça, calor ou claridade podem te distrair bastante e tirar o seu foco.

Portanto, no começo, experimente todos horários possíveis e locais aonde você consiga se concentrar melhor. Para que nos próximos meses, o seu plano de estudos tenha sido eficaz.

 

Controle as suas distrações

 

 

Fique longe de qualquer dispositivo que possa tirar a sua concentração nessas horas. O celular deve ficar no silencioso ou de preferência no modo avião. Se você for estudar com computador ligado, fique fora das redes sociais, desligue o smartwatch e nada de TV ligada.

 

 

 

Saiba a hora de relaxar

 

Depois de algumas horas de estudos, você provavelmente ficará cansado. Dê uma pausa para recuperar as energias para que o seu cérebro volte a absorver conhecimento.

Não existe uma regra de quanto tempo de estudo e de descanso você deve fazer. Algumas pessoas conseguem ficar 2 horas interruptas totalmente focadas, outras precisam começar a fazer pausas de 10 minutos a cada uma hora. Encontre a que mais se adequa com você e siga a risca.

 

 

Durma bem

 

Já existem diversos estudos que comprovam a importância de uma boa noite de sono para a pele, corpo, humor e principalmente concentração. Estresse e irritabilidade pode te causar um bloqueio total e acabar com os seus planos de conquistar a sua vaga na faculdade.

Algumas pessoas precisam de 6 a 8 horas de sono por noite, mas outras podem precisar até de 10. Encontre a que for melhor para você e siga a risca diariamente, você verá como os efeitos podem ser positivos para seu rendimento.

 

 

Se alimente bem

Você já experimentou comer um prato generoso de carboidrato antes de um longo dia de atividades e estudos? Se sim, deve ter visto como esse alimento pode ter prejudicado consideravelmente o seu rendimento.

Nós já citamos aqui, 5 comidas que vão te ajudar a estudar melhor. Não se esqueça de listar a sua refeição no seu cronograma.

Opte por começar os estudo com alimentos leves, refrescantes e que condizem com o clima da sua cidade. Transforme eles no seu grande aliado na hora dos estudos.

 

Esses são alguns passos importantes para alcançar a tão sonhada nota 1000 do Enem. Muitos deles, não listados aqui, dependem da sua força de vontade e perseverança.

Não desista de você e do seu futuro!

Somos a maior plataforma de correção de redação e seu maior aliado nessa jornada.

Conte conosco para treinar mais de 200 tipos de redações e receba os seus textos corrigidos por professores qualificados nos mesmos moldes do exame nacional.

 

Vamos debater sobre?