10 citações contextualizadas para usar na redação

Roberta Rinaldi Dicas de Redação

Já te mostramos a importância de inovar em sua argumentação, com o propósito de diferenciar suas ideias das de outros candidatos, saindo, assim, do famoso e inadequado senso comum. Uma das estratégias para que isso seja efetivado se dá por meio do uso de citações, desde que elas sejam bem contextualizadas e tenham sido propostas por personalidades relevantes (como filósofos e sociólogos, por exemplo), para trazer credibilidade sobre o dito. Veja, abaixo, 10 citações, seus autores e a quais assuntos podem ser relacionadas.

1 – “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” Paulo Freire

Paulo Freire foi um importante educador brasileiro, ao qual dedicamos um post inteirinho para que você saiba sua importância e expressividade para discussões relacionadas à educação (veja AQUI). Portanto, como sua própria atuação sugere, temas que discutem a questão da educação podem ser relacionados à fala desse pensador. Sempre que quiser afirmar como a educação é fundamental para a transformação social em diversos âmbitos, a citação acima é pertinente! 😉

2 – “Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido.” — Sir Arthur Lewis

William Arthur Lewis foi um economista britânico vencedor do Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel em 1979. Sua fala expressa a importância do investimento em educação, algo que nunca será um desperdício, afinal, tem-se como resultado cidadãos conscientes e capacitados para a melhoria de todo e qualquer âmbito social.

3 – “O homem está condenado a ser livre, pois, uma vez lançado ao mundo, ele é responsável por tudo o que faz.” — Jean Paul Sartre

O filósofo, escritor e crítico francês mais expressivo do movimento existencialista sustenta com esta fala a questão da responsabilidade dos atos cotidianos que todos nós temos. O conjunto de decisões que toma todos os dias é uma expressão de sua liberdade de escolha, e traz consigo consequências, sejam elas boas ou ruins.

4 – “Frágeis usam a violência, e os fortes, as ideias.” — Augusto Cury

Cury é um médico psiquiatra, professor e escritor brasileiro. Sua fala acima pode ser relacionada a temas que discutem o uso da violência, seja ela por parte dos indivíduos ou por parte do Estado, por exemplo. Dizer que “os fortes usam as ideias” é uma expressiva afirmação de serem conscientes e reflexivos resolvem questões por meio civilizados ao invés dos que agridem o direito do outro.

5 – “Temos de nos tornar a mudança que queremos ver.” — Mahatma Gandhi

Ghandi foi um líder pacifista indiano, que de forma tão expressiva pregava sobre o amor e a boa convivência. Temas que tratam sobre a transformação social por meio dos jovens, por exemplo, são uma boa forma de relacionar à citação acima, trazendo à tona a questão da responsabilidade de fazer a diferença em sociedade.

6 – “Inteligência é a habilidade das espécies para viver em harmonia com o meio ambiente.” — Paul Atson, co-fundador do Greenpeace

O Greenpeace é uma organização global independente cuja atuação diz respeito à defesa do meio ambiente e à promoção da paz. A citação acima pode ser relacionada a temas que discutem o desequilíbrio de convivência do homem com o meio ambiente. Claramente, afirma-se que uma sociedade inteligente sabe proteger o seu bem mais precioso: o planeta Terra.

7 – “A cultura está acima da diferença da condição social.” — Confúcio

Confúcio, pensador e filósofo chinês, questionava a moralidade pessoal e governamental, as relações sociais, a justiça e a sinceridade. Com a citação acima, é possível fundamentar questões como direito essencial de acesso à cultura, que é fundamental e que não deve discriminar condições ou classes sociais.

8 – “Um povo que lê nunca será um povo escravo.”— António Lobo Antunes

Sempre falamos sobre a importância da leitura, como um processo de educação, emancipação e desenvolvimento da criticidade de todo e qualquer indivíduo. Esse escritor e psiquiatra português é bastante claro quanto a isso na fala acima. Quem é educado pensa, reflete, sabe questionar e criticar, não sendo, no final das contas subjugado ou escravizado, seja literal ou ideologicamente. Essa é uma boa citação para temas que discutem a manipulação ou a pouca criticidade da sociedade para muitos assuntos.

9 – “A insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação.” — Oscar Wilde

Um dos mais importantes escritores da literatura inglesa, Oscar Wilde desperta o pensamento a respeito da evolução — progresso — do ser humano quando é movido pela insatisfação. Ou seja, tirar o indivíduo da sua zona de conforto é uma forma instigá-lo ao crescimento. É possível relacionar essa citação a discussões sobre política, visto que nosso cenário, cada vez mais negativo e expressivamente corrupto, tem despertado a sociedade a um olhar mais crítico sobre nossos governantes e aspirantes aos cargos governamentais.

10 – “Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências. ” — Pablo Neruda

Neruda é um poeta chileno, que por meio de sua arte em escrita nos faz refletir sobre nossas liberdades individuais, mas que nos trazem consequências. Em uma vida em sociedade, é preciso pensar na nossa ética de convivência, além das leis sob as quais nos pautamos e seremos julgados.

Gostou? Compartilha com a gente qual outro pensador relevante você conhece e acharia interessante de ser citado na redação!

VEJA TAMBÉM: FILÓSOFOS MUITO COBRADOS NA PROVA OBJETIVA E COMO USAR SUAS CITAÇÕES NA REDAÇÃO

Bons estudos e até a próxima! 😉

Vamos debater sobre?