Como fazer e para quê fazer citações na redação

Roberta Rinaldi Dicas de Redação

Frequentemente, postamos aqui no blog posts com citações de filósofos, sociólogos e outras personalidades relevantes para que você possa se inspirar e usar na redação. Mas é muito importante entender o propósito de colocar uma citação no seu texto e como fazê-la adequadamente.

  • A citação é uma estratégia argumentativa. Apropriar-se corretamente dos dizeres de alguém pode enriquecer bastante a sua produção. É uma forma de denotar conhecimento e capacidade de relacionar ideias.
  • É possível fazer citações DIRETAS ou INDIRETAS. Veja abaixo:

A citação direta é feita colocando as palavras do autor de forma literal. Deve ser apresentada entre aspas e o nome de quem proferiu as palavras citado também. Exemplo:

  • Em 1928, ao inaugurar a primeira rodovia asfaltada no Brasil, Washington Luís, então presidente do Estado, iniciou a concretização do lema da sua gestão: “governar é abrir estradas”.

Já a citação indireta é feita por meio da paráfrase. Ou seja, com suas palavras, você explicará uma ideia ou uma frase, dizendo em seguida a quem pertence aquele pensamento do qual você se apropriou. Exemplo:

  • O filósofo iluminista Montesquieu, em “O espírito das leis”, estabeleceu a divisão de poderes, ratificando ser necessária para diminuir a concentração do poder e o abuso deste por parte do governante.

O princípio básico de ambas é sempre dizer quem proferiu as palavras. A direta é informativa, já a indireta é modalizada de acordo com a sua visão sobre o dito.

Dicas importantes:

  1. Só use uma citação se estiver seguro sobre o que foi dito.

  2. Relacione de forma coerente ao que está sendo desenvolvido por você, não use citações sem um propósito claro.

  3. Busque citar pessoas que tenham valor, credibilidade, relevância.

  4. Coloque citações breves, objetivas. Afinal, o avaliador quer saber sobre as suas ideias, e não predominantemente o discurso de outra pessoa.

No mais, use as citações com sabedoria. Elas, com certeza, farão o seu texto mais rico e bem elaborado! 🙂

Veja AQUI nosso post sobre citações e, quando puder relacionar, use em sua redação!

VEJA TAMBÉM: 10 CITAÇÕES CONTEXTUALIZADAS PARA USAR NA REDAÇÃO

Vamos debater sobre?