Classificação de sílaba: fotografia tirada de cima de três pessoas estudando, elas estão com cadernos e livros no colo.

Aprenda a fazer a classificação de sílaba de uma palavra

Roberta Firmino Dicas de Português

O tema do post de hoje é sobre um assunto muito básico, que estudamos lá nos primeiros anos do ensino fundamental: a classificação de sílaba e como classificar uma palavra por sua sílaba tônica.

Pode parecer básico até demais, porém, saber como fazer essa classificação é a base fundamental para que você consiga acentuar as palavras de forma correta. E tem muita gente que erra nesse ponto!

Então, nossa dica é: leia com atenção e veja bem se você está se lembrando de todas as regrinhas para descobrir a tonicidade das palavras. Assim, fica mais fácil fazer a acentuação corretamente e tirar uma boa nota em português e redação.

O que é uma sílaba?

Uma sílaba é uma parte da palavra que você consegue falar em uma só emissão de voz. Por exemplo: em “casa” você tem duas sílabas: ca-sa. Cada uma delas é pronunciada separadamente.

Gif de uma mão com uma boca desenhada, dois olhos e cabelo. A parte da boca se mexe, como se fosse um personagem falando.

Toda sílaba possui uma vogal, e apenas uma. Porém, as letras “i” e “u”, além de “e” e “o” (mais raramente), podem atuar como semivogais e estarem presentes em uma mesma sílaba.

O que são classificações silábicas?

Uma das formas de classificar uma palavra é de acordo com o número de sílabas que ela possui. Nesse sentido, uma palavra pode ser monossílaba, dissílaba, trissílaba ou polissílaba.

Como fazer uma classificação de sílaba?

Vamos entender o que quer dizer cada uma dessas classificações? As palavras são:

  • Monossílabas quando possuem apenas uma sílaba. É o caso de “fé”, “dó”, “dor”, “meu”, “mar”, etc.
  • Dissílabas quando contam com duas sílabas. Podemos exemplificar com: “por-ta”, “ga-lo”, “for-te”, “per-na”, “va-so”, etc.
  • Trissílabas quando possuem três sílabas, como: “bo-ni-ta”, “ba-ba-do”, “pi-ca-da”, “mos-qui-to”, “es-pe-lho”, etc.
  • Polissílabas quando possuem quatro sílabas ou mais. Acontece com: “fer-ra-men-ta”, “ca-a-tin-ga”, “ta-ber-ná-cu-lo”, “bis-ci-cle-ta”, etc.


O que é uma sílaba tônica? 

Quando pronunciamos uma palavra, há sempre uma sílaba que falamos com mais força do que as outras. Essa sílaba pronunciada com maior intensidade é chamada de sílaba tônica. 

Como ela pode aparecer em diferentes posições da palavra, há alguns macetes para descobri-la. Por exemplo: experimente gritar a palavra “senhora”, como se estivesse chamando alguém.

Gif de uma mulher gritando.

Provavelmente, na primeira vez em que gritou (ou imaginou seu grito), a palavra saiu da seguinte forma: “senhooooooooooora”. Certo? Afinal, sonoramente falando, “seeeeenhora” e “senhoraaaaaaa” não estão corretos.

Então, se formos fazer a classificação silábica de “senhora”, percebemos que trata-se de uma palavra trissílaba (se-nho-ra) e que “nho” é a sua sílaba tônica.

Intuitivamente falando, sabemos identificar a sílaba tônica ao gritar. Isso porque ao longo da vida estamos em contato com as diversas práticas de leitura. Há entonações na leitura que nos mostram essa marca também.

O que é a classificação de sílaba tônica?

Bom, agora que você já sabe fazer a classificação silábica de uma palavra de acordo com seu número de sílabas e identificar a sua sílaba mais forte, vamos a um outro tipo de classificação: a de sílaba tônica.

Saber fazer essa classificação é fundamental para que você entenda as regras de acentuação.

Nesse tipo de classificação, a palavra pode ser oxítona, paroxítona ou proparoxítona.

Como fazer a classificação de sílaba tônica?

Para fazer a classificação de sílaba tônica de uma palavra, precisamos identificar qual é a sua sílaba tônica. Então:

  • quando ela é a última sílaba do termo, trata-se de uma palavra oxítona. É o caso, por exemplo, de “café”, “pará”, “vasculhar”;
  • quando se trata da penúltima sílaba, essa palavra é uma paroxítona. Acontece com, por exemplo, “tomate”, “porta”, “pipoca”, “pipa”, “perna”;
  • por último, quando a sílaba tônica é a antepenúltima, a palavra é uma proparoxítona. Exemplos: “mágica”, “bíblico”, “bárbaro”, “anêmona”.

Mas e quando a palavra inteira é formada por apenas uma sílaba? Como é o caso de “pé”, “fé”, “pá”.

Bom, quando a palavra é monossílaba, a sua classificação de sílaba tônica pode ser: tônica ou átona.

  • as monossílabas tônicas são aquelas que ao serem pronunciadas em uma frase produzem um som bem forte, como: “já”, “mar”, “lei”, “pó”, “fé”.
  • já as monossílabas átonas são aquelas que ao serem pronunciadas em uma frase produzem um som fraquinho, como: “me”, “se”, “lhe”, “de”

Então, agora que você já sabe como fazer a classificação de sílaba de forma correta, é a hora de aprender as regras de acentuação neste artigo! Com as informações que você já tem em mãos, ficará muito mais fácil entendê-las e gravá-las. Bons estudos!

Vamos debater sobre?

Rua Bernardo Guimarães, 2129 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30140-087. Telefone: (31) 3517-1717

Copyright © 2015 Imaginie | Made in #SanPedroValley and Utah.