Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Aprenda a fazer a classificação de sílaba de uma palavra

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O tema do post de hoje é sobre um assunto muito básico, que estudamos lá nos primeiros anos do ensino fundamental: a classificação de sílaba e como classificar uma palavra por sua sílaba tônica.

Pode parecer básico até demais, porém, saber como fazer essa classificação é a base fundamental para que você consiga acentuar as palavras de forma correta. E tem muita gente que erra nesse ponto!

Então, nossa dica é: leia com atenção e veja bem se você está se lembrando de todas as regrinhas para descobrir a tonicidade das palavras. Assim, fica mais fácil fazer a acentuação corretamente e tirar uma boa nota em português e redação.

O que é uma sílaba?

Uma sílaba é uma parte da palavra que você consegue falar em uma só emissão de voz. Por exemplo: em “casa” você tem duas sílabas: ca-sa. Cada uma delas é pronunciada separadamente.

Gif de uma mão com uma boca desenhada, dois olhos e cabelo. A parte da boca se mexe, como se fosse um personagem falando.

Toda sílaba possui uma vogal, e apenas uma. Porém, as letras “i” e “u”, além de “e” e “o” (mais raramente), podem atuar como semivogais e estarem presentes em uma mesma sílaba.

O que são classificações silábicas?

Uma das formas de classificar uma palavra é de acordo com o número de sílabas que ela possui. Nesse sentido, uma palavra pode ser monossílaba, dissílaba, trissílaba ou polissílaba.

Como fazer uma classificação de sílaba?

Vamos entender o que quer dizer cada uma dessas classificações? As palavras são:

  • Monossílabas quando possuem apenas uma sílaba. É o caso de “fé”, “dó”, “dor”, “meu”, “mar”, etc.
  • Dissílabas quando contam com duas sílabas. Podemos exemplificar com: “por-ta”, “ga-lo”, “for-te”, “per-na”, “va-so”, etc.
  • Trissílabas quando possuem três sílabas, como: “bo-ni-ta”, “ba-ba-do”, “pi-ca-da”, “mos-qui-to”, “es-pe-lho”, etc.
  • Polissílabas quando possuem quatro sílabas ou mais. Acontece com: “fer-ra-men-ta”, “ca-a-tin-ga”, “ta-ber-ná-cu-lo”, “bis-ci-cle-ta”, etc.


O que é uma sílaba tônica? 

Quando pronunciamos uma palavra, há sempre uma sílaba que falamos com mais força do que as outras. Essa sílaba pronunciada com maior intensidade é chamada de sílaba tônica. 

Como ela pode aparecer em diferentes posições da palavra, há alguns macetes para descobri-la. Por exemplo: experimente gritar a palavra “senhora”, como se estivesse chamando alguém.

Gif de uma mulher gritando.

Provavelmente, na primeira vez em que gritou (ou imaginou seu grito), a palavra saiu da seguinte forma: “senhooooooooooora”. Certo? Afinal, sonoramente falando, “seeeeenhora” e “senhoraaaaaaa” não estão corretos.

Então, se formos fazer a classificação silábica de “senhora”, percebemos que trata-se de uma palavra trissílaba (se-nho-ra) e que “nho” é a sua sílaba tônica.

Intuitivamente falando, sabemos identificar a sílaba tônica ao gritar. Isso porque ao longo da vida estamos em contato com as diversas práticas de leitura. Há entonações na leitura que nos mostram essa marca também.

O que é a classificação de sílaba tônica?

Bom, agora que você já sabe fazer a classificação silábica de uma palavra de acordo com seu número de sílabas e identificar a sua sílaba mais forte, vamos a um outro tipo de classificação: a de sílaba tônica.

Saber fazer essa classificação é fundamental para que você entenda as regras de acentuação.

Nesse tipo de classificação, a palavra pode ser oxítona, paroxítona ou proparoxítona.

Como fazer a classificação de sílaba tônica?

Para fazer a classificação de sílaba tônica de uma palavra, precisamos identificar qual é a sua sílaba tônica. Então:

  • quando ela é a última sílaba do termo, trata-se de uma palavra oxítona. É o caso, por exemplo, de “café”, “pará”, “vasculhar”;
  • quando se trata da penúltima sílaba, essa palavra é uma paroxítona. Acontece com, por exemplo, “tomate”, “porta”, “pipoca”, “pipa”, “perna”;
  • por último, quando a sílaba tônica é a antepenúltima, a palavra é uma proparoxítona. Exemplos: “mágica”, “bíblico”, “bárbaro”, “anêmona”.

Mas e quando a palavra inteira é formada por apenas uma sílaba? Como é o caso de “pé”, “fé”, “pá”.

Bom, quando a palavra é monossílaba, a sua classificação de sílaba tônica pode ser: tônica ou átona.

  • as monossílabas tônicas são aquelas que ao serem pronunciadas em uma frase produzem um som bem forte, como: “já”, “mar”, “lei”, “pó”, “fé”.
  • já as monossílabas átonas são aquelas que ao serem pronunciadas em uma frase produzem um som fraquinho, como: “me”, “se”, “lhe”, “de”

Então, agora que você já sabe como fazer a classificação de sílaba de forma correta, é a hora de aprender as regras de acentuação neste artigo! Com as informações que você já tem em mãos, ficará muito mais fácil entendê-las e gravá-las. Bons estudos!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter