Classificação da Sílaba Tônica

Roberta Rinaldi Dicas de Português

O tema do post de hoje é sobre um assunto muito básico, que estudamos lá nos primeiros anos do ensino fundamental: a classificação das palavras de acordo com a sílaba tônica! Pode parecer básico até demais, mas, acredite: tem muita gente por aí que erra a acentuação por não saber classificar corretamente a sílaba tônica das palavras. Pensando nisso, elaboramos este material. Leia com atenção e veja bem se você está lembrando de todas as regrinhas para descobrir a tonicidade das palavras! 🙂

Quando pronunciamos uma palavra, há sempre uma sílaba que falamos com mais força do que as outras. Essa sílaba pronunciada com maior intensidade é chamada sílaba tônica. Como ela pode aparecer em diferentes posições da palavra, há alguns macetes para descobri-la. Por exemplo: experimenta gritar a palavra:

“Senhooooooooora”. “Pooooooooorta”. “Aquecedooooooooor”.

Percebam que a única forma de gritar a palavra “senhora” de uma forma correta, sonoramente falando, é estendendo a sílaba “nho”.

Seeeeeenhora não dá, nem senhoraaaaaa.

Assim também funciona para “porta” e “aquecedor”. “Portaaaaaaaaaaaa” ou “Aqueceeeeeeeedor” não funciona bem.

Intuitivamente falando, sabemos identificar a sílaba tônica ao gritar. Isso porque ao longo da vida estamos em contato com as diversas práticas de leitura. Há entonações na leitura que nos mostram essa marca também.

Bom, agora que você sabe identificar a sílaba mais forte, provavelmente deixando alguém perto de você bem surdo, vamos classificar essa palavra dizendo se ela é oxítona, paroxítona ou proparoxítona. Lembra? Vamos lá:

  • Quando a última sílaba da palavra é a mais forte, por exemplo em “ca”, essa palavra é chamada OXÍTONA.
  • Quando a penúltima sílaba da palavra é a mais forte, por exemplo, “toMAte”, essa palavra é PAROXÍTONA.
  • Quando a antepenúltima sílaba da palavra é a mais forte, como em “gico”, nós a chamamos de PROPAROXÍTONA.

Pode surgir, então, a seguinte dúvida: “mas e quando a palavra inteira é formada por UMA sílaba só, como a palavra ?” Bom, ao apresentar apenas uma sílaba, essa palavrinha é classificada como monossílaba, podendo ser tônica ou átona.

  • Os monossílabos átonos são aqueles que ao serem pronunciados produzem um som fraquinho, como: me, se, lhe, de.
  • Já os monossílabos tônicos são aqueles que ao serem pronunciados produzem um som bem forte, como: já, mar, lei, pó.

Bom, essas informações são importantíssimas para você aprender as regras de acentuação (você pode acessar ao post AQUI ou assistir ao VÍDEO).

Você vai perceber como entender isso te ajuda no processo de assimilação da regras de acentuação.

Se você gostou dessa dica e sabe que ela pode ajudar algum colega, compartilha com ele! Compartilha aqui nos comentários se você lembrava ou não desse conteúdo. Bons estudos e até a próxima! 😉

Vamos debater sobre?