Coesão e coerência textual

Carla Gobb Dicas de Redação

Expor suas ideias com clareza, ter argumentos consistentes e escrever na norma culta resultam em um texto de qualidade. Coesão e coerência são competências cobradas do estudante na hora de elaborar a redação do ENEM, pois são responsáveis por trazer sentido ao seu texto. Saber usar esses dois elementos podem fazer a sua redação obter a tão sonhada nota mil. Mas, você sabe o que significam e como usá-las de forma correta? Nós te explicamos!

A coerência está relacionada com a boa formação do texto. Está voltada para o sentido e interpretação das palavras, é ela que faz o texto fazer sentido. Para que sua redação tenha nexo ela precisa apresentar uma continuação lógica; ter início, meio e fim. Além disso, a linguagem precisa ser adequada ao tipo de texto.

Em oposição à coerência temos a coesão que se manifesta na organização sequencial do texto. É a ligação entre os elementos gramaticais, semânticos e discursivos do texto, o modo como se relacionam e o modo como as frases são combinadas para assegurar o desenvolvimento do texto. É o uso correto dos conectivos (conjunções, pronomes etc.) permitindo uma sequência harmoniosa das frases e parágrafos.

Resumindo, um texto coerente é aquele em que a linguagem tem adequação ao tipo textual, que não possui contradições, tem vocabulário apropriado, possui argumentação de acordo com o tema exposto e a sequência de fatos segue uma lógica.

O sentido do texto é construído pela coerência e o encadeamento pela coesão. Entendido? 🙂

Aproveite a dica e pratique com nossos temas de redação.

VEJA TAMBÉM: COMO APROFUNDAR SUA ARGUMENTAÇÃO

Vamos debater sobre?