Como cobrar o uso dos pronomes demonstrativos para retomada de termos na redação

Roberta Rinaldi dos Corretores

No manual do Enem há inúmeras recomendações sobre como garantir a excelência na competência 4, e uma delas diz respeito à capacidade que o aluno deve demonstrar ao articular o texto de forma a não repetir muito as palavras.

O método mais comum é trocá-las por pronomes demonstrativos. Os mais usados pelo alunos são “este”, “esse” e “aquele”. Cada um possui um sentido específico na oração, e confundí-los pode comprometer a coesão do texto. Portanto, é importante ser criterioso na cobrança dos alunos e saber instruí-los bem para que não persistam no erro.

Observe o exemplo abaixo:

  • Na escola há inúmeros professores. Alguns deles são estes: Maria, Tiago e Sônia. Esta de matemática, esse de história e aquela de biologia. Esses foram premiados com o título de melhores professores ano passado.

Agora vamos destrinchar o exemplo e analisar a função de cada pronome:

  • “Na escola há inúmeros professores. Alguns deles são estes:” 

Repare, no trecho acima, que o pronome estes indica que algo ainda será dito, não está retomando nenhum termo, pelo contrário, eles ainda serão apresentados.

  • “(…) Maria, Tiago e Sônia. Esta de matemática, esse de história e aquela de biologia.” 

Há três termos anteriores que precisam ser retomados. Na ordem, o esta retoma o último termo citado (Sônia), o esse retoma o termo do meio (Tiago), e o aquela retoma o primeiro termo da oração (Maria).

Obs.: caso a oração só apresente dois termos para serem retomados, só usamos “este”, para o último citado, e o “aquele”, para o primeiro citado.

  • Esses foram premiados com o título de melhores professores ano passado.”  

Neste caso, o pronome esses retoma tudo o que já foi citado anteriormente.

Obs.: se o aluno optar por colocar um substantivo sinônimo a professores, como o termo docentes, depois do pronome, o correto seria “estes”, já que há um referente. Portanto: Estes docentes foram premiados. 

Agora vejamos o uso dos três pronomes em relação ao tempo.  

  • Este momento de crise que o país enfrenta afeta, principalmente, as famílias mais pobres.” > O pronome indica tempo atual, presente.
  • “Os economistas afirmaram que esse ano que passou seria o melhor em termos de investimento, mas não foi o que aconteceu.” > O pronome indica tempo posterior próximo.
  • “Naquela época, a principal atividade econômica da França era a agricultura.” > O pronome indica um passado bem distante.

De maneira geral, indique quando for a retomada por contexto ou por enumeração (ou seja, termos específicos), além dos casos de retomadas de tempo. Atente-se ao uso dos pronomes nos textos e, caso o aluno cometa o erro, cobre apenas na competência 4.

Vamos debater sobre?