Como fazer uma redação: o desenvolvimento na redação do ENEM

Carla Gobb Dicas de Redação

Já sabemos que o texto cobrado na prova de redação do ENEM é o dissertativo-argumentativo e que ele é dividido em: Introdução, desenvolvimento e conclusão. Explicamos como fazer uma redação utilizando a introdução aqui, mas agora vamos te ensinar a fazer um bom desenvolvimento.

Vamos lá?

O desenvolvimento é o centro das atenções na redação, é a parte em que possui mais critérios de avaliação. É nele que colocaremos nossos argumentos e defenderemos os questionamentos e posicionamento da introdução. Portanto é necessário que a introdução seja escrita de forma clara e já conduza para o conteúdo que veremos no texto.

A primeira coisa que você precisa ter em mente sempre que for fazer sua redação é: esquematize suas ideias. Antes de começar a escrever você precisa saber exatamente do que vai tratar o seu texto. Então mesmo que de forma aleatória escreva tudo o que vier a mente. Depois você pode ir enumerando o que irá aparecer no seu texto e de que forma. É importante que a união de suas ideias fique coerente e siga uma ordem lógica. Planejamento é essencial no ENEM. Afinal de contas você tem trinta linhas e tempo para fazer a prova. É preciso administrar bem essas duas coisas.

Argumentação é muito importante! O objetivo do desenvolvimento é provar ao leitor nosso ponto de vista.  Independentemente de sua posição a respeito do tema escolha sempre argumentos que consiga justificar, pois o seu objetivo é convencer. Nada de usar termos subjetivos como: “eu acho”, até porque o seu texto deve ser escrito na terceira pessoa.

Apontar os aspectos positivos e negativos. Por mais sólidos que seus argumentos sejam eles podem ter falhas. Mostre os pontos positivos e negativos e convença por que o seu ponto de vista apresenta a melhor solução.

Assim como na introdução, no desenvolvimento é necessário estabelecer uma divisão também. Comece pela apresentação da ideia principal, apresente seus argumentos de acordo com o seu ponto de vista e, por fim, feche a ideia, para que o seu desenvolvimento não termine do nada, de forma brusca e sem sentido.

Você viu que para desenvolver um bom texto é necessário argumentar, por isso é importante que você esteja sempre atento a temas da atualidade. Prática também é essencial. Aprenda como fazer uma redação com a Imaginie e alcance a nota 1000 no Enem 2019!

Depois dessa dica é hora de praticar. Vamos lá!

Vamos debater sobre?