Redação: Desafios do sistema de segurança pública no Brasil

Roberta Rinaldi Exemplo de redação

No Brasil hodierno, os desafios em torno do sistema de segurança pública apresentam-se como um problema de caráter social que afeta continuamente a população. Isso se deve, sobretudo, à falta de recursos e investimentos do poder público destinados ao sistema de segurança do País, e, também, à ausência de uma educação mais expansiva, que ensine os indivíduos a respeitarem os princípios sociais. Logo, são necessárias mais ações dos órgãos governamentais e sociais, visando o enfrentamento dessa questão. [1]

Em verdade, na última década, a questão da segurança pública passou a ser considerada problema sério e principal desafio ao estado de direito no Brasil. Com isso, os problemas relacionados ao aumento da taxa de criminalidade, o aumento da insegurança, sobretudo nos grandes centros urbanos, as superlotações nos presídios, somado aos casos de corrupção do país, representam os desafios para o sucesso do processo de consolidação política da democracia no Brasil. Conforme preconizado por uma pesquisa feita pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2016, o Brasil gasta 1,5% do PIB em segurança pública, o que é considerado pouco se comparado com países como a França, que gasta cerca de 2,0% do PIB com segurança.  Dessa maneira, é importante ressaltar a necessidade de mais políticas públicas destinadas ao aumento de recursos para solucionar os desafios em torno da segurança pública.

Outrossim, é importante destacar o papel da educação no combate a essa temática, já que, assim como preconizado pelo educador brasileiro Paulo Freire, se a educação não pode transformar uma sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. [2] Evidenciando o poder transformador da educação. No entanto, a educação oferecida no Brasil pelo sistema público ainda não é expansiva e de qualidade, principalmente, em comunidades carentes, na qual muitos jovens acabam recorrendo ao mundo da criminalidade, aumentando os índices de violência e prejudicando o sistema público de segurança.

Dessa forma, torna-se evidente a necessidade de superar os desafios em torno do sistema de segurança do Brasil. Para tanto, o Governo Federal deve criar políticas para distribuir mais verbas para melhorar a segurança na sociedade. Cabe-lhe, ainda, por meio do Ministério da Educação, investir na escolarização de crianças em situação de extrema pobreza, construindo mais escolas públicas, voltadas para esta camada da população e realizando campanhas [3] que insiram as mesmas no meio escolar, impedindo que estes menores fiquem vulneráveis ao mundo do crime. Ademais, cabe às ONGs criar projetos sociais, por intermédio de palestras e debates com especialistas, mensalmente, no âmbito social, visando incentivar os indivíduos a cobrar melhorias no sistema de segurança dos órgãos governamentais.

Avaliação por competência:

Competência I – Demonstrar domínio da norma culta:

[2] Use vírgula.

O texto denota boa propriedade vocabular.

Competência II – Compreender a Proposta:

[1] Boa introdução!

Houve boa compreensão do tema e denota conhecimentos sobre o assunto.

Competência III – Selecionar e relacionar argumentos:

Argumentação crítica e consistente, demonstrou conhecimento sobre o assunto.

Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação:

Possui um repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema:

[3] Seria interessante explorar um pouco mais essa proposta.

Nota: 960

Gostou? Veja o tema de redação e escreva a sua! 😉

Vamos debater sobre?