6 dicas para se concentrar durantes os estudos

Elisa Mourão Dicas de Redação

Para escrever as redações da Imaginie, o QG do ENEM sabe como é preciso concentração, afinal, estamos praticando para mandar muito bem no ENEM e nos vestibulares. Quem nunca ligou o computador para estudar e depois de 5 minutos estava no Facebook? Ou pegou o celular para ver a hora e terminou vendo as histórias no Instagram? É fácil procrastinar e perder a noção do tempo, mas no texto de hoje vamos te dar 6 dicas de como se concentrar e não perder o foco na hora dos estudos. Preparados?

  1. Organização é a chave

O espaço que você escolhe para estudar deve ser o mais organizado possível. Isso dá um conforto para o cérebro e evita distrações. Antes de estudar, faça “uma limpa” na sua mesa, tirando tudo o que for desnecessário. As únicas coisas que devem ficar no espaço são aquelas que serão utilizadas para os estudos.

  1. Mantenha os lanchinhos por perto

Tenha na sua mesa de estudos comidas nutritivas para beliscar. Sentir fome desconcentra muito e ir à cozinha procurar o que comer, mais ainda. Alguns lanches que ajudam durante os estudos são nozes, amêndoas e até chocolate, desde que seja o amargo. Mas lembre-se: evite comer muito antes de estudar para não dar aquela famosa vontade de tirar uma soneca.

  1. Presenteie-se

Para se manter motivado, você deve se oferecer algum tipo de recompensa. Por mais esquisito que soe, isso vai dar “o gás” que você precisa para focar nos estudos. Por exemplo, determine que após terminar o capítulo X, você poderá se sentar um pouco no sofá e assistir um episódio da sua séria favorita. A ânsia por ter esse momento de descanso vai te motivar a estudar sem interrupções.

  1. Dormir, dormir e dormir!

Não adianta dormir pouco e depois tomar litros de cafeína: seus estudos não vão ser produtivos como você desejava. Respeite as horas de sono recomendadas. Durma de 7 a 9 horas por noite para acordar renovado e pronto para “mergulhar” no planejamento do dia.

  1. Tá com sede?

Manter-se hidratado irá aumentar seu nível de concentração. Antes de estudar, coloque na sua mesinha uma garrafinha de água fresca para você ter sempre ao seu alcance. Beber água beneficia a atividade cerebral e aprimora a capacidade de completar tarefas de forma mais rápida. A desidratação pode gerar enxaqueca, estresse e dificultar o foco nos estudos.

  1. Seja flexível

Por mais que você tenha seu planejamento de estudos do dia, não deixe que ele te domine. Se você acha que deve ficar mais tempo estudando uma matéria ao invés de adiantar para a próxima, dê tempo ao tempo. O plano de estudos deve auxiliar sua rotina, mas o nível de aprofundamento de cada assunto é você quem determina. Se não está confiante, continue onde achar pertinente e depois, aos poucos, você vai ajustando seu planejamento.

Até a próxima dica! 😉

Vamos debater sobre?