Enviada em: 08/02/2018

Desafios para reduzir os casos de assédio sexual            O assédio sexual é diferente do assedio moral, o assédio sexual tem a premissa do avanço sexual não consensual, visto que o assédio moral é verbalmente expondo a integridade, no entanto é uma pratica de crime cuja lei 10.224/2001. No Brasil, o debate sobre o assédio sexual representa uma questão que envolve discussão. Nesse contexto, o governo deve regulamentar a veiculação e o conteúdo de campanhas publicitárias para reduzir os casos de assédio sexual, pois, do contrário, as mulheres que são as principais vítimas podem ser prejudicadas em sua formação, com prejuízos físicos, psicológicos, emocional e profissional.              Em primeiro lugar, nota-se que a campanha para reduzir casos contra o assédio sexual durante a festa de carnaval aderirm um adesivo com slogan “não é não” uma tatuagem removível que estão sendo distribuídas para mulheres, podendo alertar aos homens com pensamento que - tudo pode – mas sim que pode divertir, brincar e rir durante o carnaval. Essa campanha teve princípio de um grupo de mulheres que foram ofertadas pela Secretaria do Estado dos Direitos Humanos, com o propósito de promover ações de conscientização para os homens e de acolhimento a vítimas de assédio ou abuso sexual.              Em segundo lugar, observa-se que a publicidade é um alerta nesse período de festa do carnaval como para o ambiente onde principalmente as mulheres estejam vulneráveis e se sentido objetos é que são vítimas de piadas maldosas e ato sem o consenso, podendo ser afetadas e prejudicas emocionalmente e psicologicamente.           Em decorrência disso, cabe ao Governo Federal e ao terceiro setor a tarefa de reverter esse quadro. O terceiro setor- composto por associações que buscam se organizar para conseguir melhorias na sociedade – deve conscientizar, por meio de palestras e grupos de discussão, mulheres que já foram vítimas para que discutam a respeito desse crime e dos males disso. Por fim, o Estado deve regular os conteúdos veiculados nas campanhas publicitárias que não respeitam suas determinações. Com esses atos, o assédio sexual deixará de ocorrer e as mulheres brasileiras poderão ter o ano inteiro com essa conscientização é não só durante a festa do carnaval.