Enviada em: 06/04/2018

Chico César diz em sua música "Reis do Agronegócio", que nunca ocorreu um desenvolvimento tão destrutivista, como acontece hoje, e denuncia as consequências mais cruéis causadas por essa atividade. Dessa forma, apesar do agronegócio ser um serviço gerador de benefícios para o Brasil, há um cenário  prejudicial por trás deles.        Nesse contexto, nota-se como um dos fatores que ocasionam a destruição o interesse no lucro sem levar em consideração os seus efeitos. Ao partir dessa perspectiva, Zygmunt Bauman cria o conceito de "modernidade líquida" para descrever a fluidez das relações sociais, características da contemporaneidade . Diante desse pensamento, evidencia-se as vastas destruições acarretadas não só no meio ambiente, como também de lares familiares, a fim de atingir o benefício próprio e, assim, fortalecer a ideia do individualismo, porque grande parte dos responsáveis pela expansão realizam ações baseadas em pensamentos superficiais e não buscam refletir acerca dos impactos causados.       Além disso, convém compreender a razão da devastação provocada pela expansão relacionada ao sistema econômico vigente. Desse modo, segundo Hans Jonas, as atitudes realizadas no presente não devem interferir na possibilidade de vidas futuras. Sob tal ótica, nota-se uma conduta contrária também por parte da sociedade, pois os danos no meio ambiente só acontecem em virtude de alguém consumir o produto final disso, muito além do que realmente é necessário. Consequentemente, é possível perceber a criação social da ideia da mercadoria como um símbolo de felicidade, alimentando o desejo consumista enraizado, contribuindo com os contínuos estragos.        Urge, portanto, a necessidade de medidas capazes de assegurar a preservação da vida no Brasil. Posto isso, cabe ao Ministério do Educação a criação de um projeto escolar de desconstrução do pensamento da população pós-moderna, relatada por Bauman, através de uma maior valorização de disciplinas as quais incentivem o pensamento crítico e reflexivo, como a filosofia e a sociologia, aumentando a carga horária obrigatória. Outrossim, é crucial esse mesmo orgão alerte sobre a importância do consumo consciente por meio de palestras ministradas por representantes de ONGs defensoras do meio ambiente nas instituições de  ensino.