Enviada em: 13/03/2018

Sabe-se que todas as disciplinas são importantes para a formação do discente, porém a contribuição das disciplinas de humanas é de suma importância. Humano veio do Latim HUMANUS, relacionado a HOMO, homem, e HUMUS, terra, pela noção de coisas terrestres, em oposição a seres divinos, de uma raiz sânscrita MAN-, “homem”. O que corrobora a ideia de que as artes visuais, música e teatro acrescentam na formação do estudante, de maneira que ele tenha uma compreensão melhor do mundo.    A arte permite que o ser humano se reconheça, e ao se reconhecer, reconheça o outro, pois o coletivismo empregado ao produzir música, teatro e arte visual traz grande bagagem cultural e troca de experiências, e é desta forma que o aprendizado acontece, através de troca de sentimentos e sensações. Pode-se exemplificar o legado de tais aprendizados com o trovadorismo, que eram produções literárias chamadas de cantigas trovadorescas, cuja característica se findava em composições poéticas cantadas e acompanhadas por instrumentos musicais. Contribuições estas inquestionáveis para a troca de aprendizagem.    É importante ressaltar também que, o ensino deve contemplar as outras matérias  de forma contextualizada com a arte visual, com a música e o teatro. O ensino integrado e contextualizado são as melhores formas de aprendizagem, sem contar, que a forma lúdica, em que a arte se insere, ajuda na absorção de conhecimentos das áreas de exatas, de forma menos maçante, o que proporciona menos desinteresse dos alunos pelas mesmas. E , assim  é que se afirma que a troca de experiências e o coletivismo que tais disciplinas proporcionam é o caminho para uma escola sem fronteiras, menos conteudista e mais construtivista.    Desta forma, conclui-se que a escola deve priorizar projetos que adicionem as artes visuais, o teatro, e dança, de forma interdisciplinar com as outras disciplinas, assim como participação diária em seu planejamento pedagógico, e também que estas propostas venham acopladas ao livro. didático, como suporte, para o entendimento da importância de tais artes. para o conhecimento.