Título: Formação cultural e seus empecilhos As mudanças que ocorreram nas sociedades de todo o mundo no último século tiveram impacto direto no pensamento atual. Hoje em dia, as coisas são vistas com mais abrangência, o conhecimento está mais acessível e é exigido que você mostre que tem essa visão ampla e que tirou proveito do acesso ao conhecimento. O fato é que, embora isto quase seja obrigatório, nem todos tem o conhecimento tão acessível assim e devido a sua situação social não desenvolve tal visão ampla e pensamento crítico. No que diz a respeito das artes visuais, dança, teatro e música, suas contribuições vem a ser gigantescas para a formação de uma visão ampla de mundo de um indivíduo. Isto porque além de serem desenvolvidas habilidades específicas, nenhuma delas trás apenas isso. O enriquecimento cultural trazido é incomensurável, trazendo ideias das mais diferentes culturas promovendo um "cidadão do mundo". E como inúmeras pesquisas científicas já provaram, aptidões básicas como memória são melhoradas, e tanto QI (quociente de inteligência) como QE (quociente de inteligência emocional) estão sujeitos a aumentar, o que significa tanto melhora acadêmica quanto social/pessoal. Então, seria ótimo se todos estivessem de algum modo tendo acesso ao estudo ou prática de algum deles, não é mesmo? Porém as coisas não são tão simples. Embora a lei que fez com que tais disciplinas se tornassem parte da educação básica tenha sido aprovada e oficializada, a implantação efetiva de tal coisa é algo realmente complexo. Observa-se no cenário atual do país problemas sérios não só na educação, mas em várias outras áreas públicas, que demonstram que é algo distante e quase uma utopia imaginar tais disciplinas sendo trabalhadas nas escolas do país. Observando os empecilhos, o governo primeiramente poderia fazer uma parceria com instituições que trabalham com arte e profissionais dos variados ramos da arte além de profissionais da educação para desenvolver um projeto completo de como e qual é o melhor jeito dessas disciplinas serem implantadas efetivamente nas escolas, uma vez que quem sabe do assunto é que vai saber dizer algo. Conseguindo os materiais necessários para a realização das atividades, os mesmos podem ser armazenados na escola onde no horário correto seriam utilizados por professores preparados e por alunos. Palestras com um profissional de cada ramo da arte periodicamente seriam mais que interessantes, e a promoção de "exposições" e "shows" para pais ou para a comunidade local também auxiliariam no desenvolvimento das disciplinas.