Enviada em: 11/10/2019

Mobilidade urbana no Brasil também pode ser sinônimo de –desafio-. Visto que, a grande quantidade de veículos individuais causa o inchaço do trânsito dificultando, deste modo, a locomoção nos grandes centros onde concentram-se às localidades de serviços e empregos. Por conseguinte, tem-se como efeito aos cidadãos, a perca de horas na tentativa de se locomoverem, configurando-se diante deste aspecto uma falha no planejamento da mobilidade urbana no país e uma menor qualidade de vida aos brasileiros. Nesse sentido, torna-se visível a notória necessidade de engajamento das políticas públicas, a fim de encontrar soluções cabíveis para o drama do transito em território nacional.        Em primeiro lugar, urge ressaltar uma das principais causas para o insucesso da mobilidade urbana no Brasil. Assim citando, as medidas tomadas pelo governo que contribuem para a utilização de veículos individuais, como a precariedade dos transportes públicos coletivos oferecidos a sociedade brasileira. Que, em consequência faz com que, os indivíduos optem pelo transporte próprio, corroborando desta maneira para a formação de congestionamentos quilométricos, haja vista, que em um carro onde contem 5 lugares, transporta apenas uma pessoa.       Ademais, em decorrência dessa realidade resultados maléficos a vida social e ao meio ambiente são inevitáveis. Já que, a demasiada demanda de veículos automobilísticos, além de ocuparem um grande espaço para transportar geralmente uma pessoa prejudicam o meio ambiente, pelo fato de que eles contribuem para o efeito estufa ao emitirem dióxido de carbono. E também, colaboram para a perca de qualidade de vida dos sujeitos que moram em cidades, pois os mesmos perdem horas para se deslocarem em meio a tantos veículos.      Portanto, cabe ao Governo investir em um grande projeto para tornar o transporte coletivo atraente para todos os públicos, pois com um menor número de veículos individuais acontece o desaforamento do transito. Por isso, é necessário que a Receita Federal redirecione impostos arrecadados para o melhoramento e manutenção do transporte público oferecido ao povo. Assim, modernizando-o e disseminando-o por meio de campanhas midiáticas, nos canais de comunicação influentes (como, internet e teve), com o auxílio de pessoas consideradas influenciadoras perante a sociedade, para que deste modo o transito que também configura a realidade da mobilidade urbana no Brasil possa ser sinônimo de fluidez.