Enviada em: 31/07/2019

Senhora, Dom Casmurro, O Cortiço e Vidas Secas são alguns dos livros os quais compõe a literatura brasileira e que , felizmente, podem ser encontrados gratuitamente na internet. Assim como tal benefício, outras manifestações culturais estão cada veis mais acessíveis à população. Porém, apesar dos avanços, são deflagrados entraves para uma plena democratização, originados na negligência estatal e na mentalidade da população.     Primeiramente, evidencia-se o desenvolvimento tecnológico e a ascensão da era digital como um facilitador de acesso a cultura.Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 98% dos lares possui televisão, e 70% internet. Dessa forma, assim como os livros supracitados, filmes, danças e outras demonstrações de arte e conhecimento popular ,que também estão disponíveis  "online" ou reproduzidos em canais de televisão, são acessíveis a maioria da população. Ademais, tem-se medidas de apoio público-privadas, como o vale cultura, da Secretaria Especial de Cultura, e a lei de meia entrada para estudantes, que fomentam a participação presencial dos brasileiros nas manifestações culturais.     Todavia, percebe-se pois, que alguns ainda são privados desses privilégios - internet, televisão e locais como teatro, biblioteca e museu nas proximidades. Por exemplo, a grande parte dos museus e exposições artísticas ficam concentrados na região Centro-Sul, separada assim pelo geógrafo Geiger pelo seu desenvolvimento econômico. Outrossim, em contraste, muitos que tem a oportunidade de usufruir da cultura brasileira a desvalorizam- o que o dramaturgo Nelson Rodrigues chamou de complexo de vira-lata: menosprezar os saberes populares do Brasil ante os dos outros países. Logo, é notada, não só a necessidade de uma maior posição governamental, mas também, da mudança do ideário do povo, para que haja uma real democratização.        Portanto, cabe ao Ministério da Cidadania em parcerias com ONG's, atingir comunidades que não tem acesso cultura de outras regiões- por meio de bibliotecas móveis, cinemas em praças, e outras apresentações itinerantes- a fim de que tais pessoas sejam integradas enquanto locais próprios não são construídos. Além disso, o Ministério da Educação deve estabelecer aulas obrigatórias sobre a cultura brasileira no Ensino Fundamental de forma lúdica, para que o aluno cresça com a ciência do valor das características nacionais.