Enviada em: 27/08/2018

É incontrovertível que a conjuntura hodierna configura-se globalizada, capitalista e fortemente tecnológica, haja vista os avanços no campo da ciência. Entretanto, nota-se que no Brasil a valorização dessa prática ainda é pouco comum, não só porque há falta de investimentos nas áreas de pesquisas, mas também a insuficiência de aplicações doo ensino de ciências nas escolas brasileiras mostram que, atualmente, o Brasil ainda está longe de ser um país desenvolvido no campo da  ciência e tecnologia.    Em primeiro lugar, a defasagem dos investimentos brasileiros em pesquisas e desenvolvimentos corroboram para o atraso tecnológico do país, a julgar pelo menosprezo que o território brasileiro vem tendo em relação à tecnologia do país, pesquisadores e cientistas acabam optando por trabalhar em lugares onde seus serviços são valorizados, favorecendo a fuga de cérebros do território brasileiro. Nesse contexto, é inegável que a desvalorização da  ciência no Brasil contemporâneo não traz benefícios para o mesmo e, como país em desenvolvimento é necessário que haja maior engajamento econômico do campo de pesquisas e desenvolvimentos.    Outro fator existente é que a insuficiência do ensino de  ciências nas escolas aliadas com o despreparo dos cientistas para falar de forma clara sobre sua profissão fortalecem o desinteresse de grande parte da população pela  ciência. Ademais, como indicado por Kant, a educação é um fator determinante na formação humana. Portanto, fica claro que no Brasil, hodiernamente, não contribui para a formação de cientistas no país, haja vista a falta do ensino da  ciência nas escolas brasileiras.     Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Logo, se faz necessário a criação de ações que incentivem os profissionais da  ciência a exercerem sua profissão. O Estado deve criar programas de incentivos da prática de pesquisas, como bolsas com subsídios adequados, proporcionando assim a ascendência da comunidade cientifica no país. Ademais, o Governos em parceria com o Ministério da Educação devem promover palestras com cientistas e pesquisadores nas escolas abordando o tema e a importância da  ciência para o desenvolvimento da nação, assim valorizando e incentivando a formação de novos pesquisadores de cientistas.