Enviada em: 23/10/2018

A desvalorização da ciência no Brasil é um problema histórico e econômico. O Brasil é ,em praticamente toda sua existência, um país importador, portanto não foi ele que desenvolveu a maioria dos produtos de ponta que estão no país. Também é um problema histórico pois como a história do Brasil é manchada pela corrupção, os governantes não poderiam investir em educação, uma sociedade educada não elegeria políticos incapazes ou corruptíveis.              Por o Brasil ser um país importador de tecnologia e de produtos do setor secundário, ele não precisou desenvolver ou inovar os produtos. Os bens, na maioria dos casos, são desenvolvidos nos países sede das industrias. Logo se o país não está interessado em desenvolver tecnologias e produtos novos, ele não tem motivos para investir tanto em ciência.             A história do Brasil é marcada por lideres autoritários ou corruptos , logo para eles não era , e continua não sendo, benéfico investir em educação. O Mao Tsé-Tung, um líder extremamente autoritário chinês, usava também dessa técnica de não valorização, uma de suas políticas foi a de queima de livros que poderiam gerar pensamentos contrários aos dele. Durante a ditadura civil-militar no Brasil, matérias ,como a filosofia ,foram banidas da grade escolar , pois poderiam gerar pensamentos críticos.            Portanto, a desvalorização da ciência no Brasil é uma consequência de seu modelo econômico e uma herança histórica.   A população deve fazer com que o governo mude esse pensamento de que sociedade educada o derrubará , o povo deve exigir e reivindicar por mais investimentos em educação.