Enviada em: 31/01/2019

Desde o surgimento do Iluminismo na França,entende-se que uma sociedade só progride quando um indivíduo mobiliza-se com o problema do outro.No entanto,quando se observa a desvalorização da ciência  no Brasil,hodiernamente, verifica-se que esse ideal iluminista é constatado na teoria ,mas não, desejavelmente,na prática.Se por um lado, a construção do conhecimento demanda tempo e dedicação,por outro,o sociólogo polonês Bauman diz que a sociedade moderna destaca e valoriza valores como imediatismo e superficialidade. Com efeito,evidencia-se a necessidade de promover melhorias no sistema político e educacional do país.       Deve-se pontuar,de início, que a questão constitucional e sua aplicação estão entre as causas do problema do tema. O filósofo grego Aristóteles propunha que a política deve ser utilizada de modo que,por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade.De maneira análoga, é possível perceber que ,no Brasil, a redução orçamentária em projetos e iniciações cientificas rompe essa harmonia, haja vista que os pesquisadores têm dificuldades em produzir trabalhos científicos. Além disso, tal ação reduziria a competitividade do Brasil no cenário mundial em relação à produção de tecnologias. Um exemplo desse corte de investimentos é a falta de laboratórios em escolas ou sua precariedade, fazendo com que o aluno não aprenda, na prática,mas sim,com apostilas.       Sem dúvidas, a falta de conscientização social sobre a importância do pensamento cientifico é um entrave para a evolução de um país. Segundo o educador Rubem Alves:”não existe cultura sem educação”.Nessa perspectiva, a melhor maneira para informar sobre os direitos e deveres básicos de um cidadão é instruí-lo desde a infância.Sendo assim,as escolas têm um papel fundamental na formação social do indivíduo,ao criar a ideia de que os cientistas ,de uma forma geral,são essenciais para o desenvolvimento de uma nação e ,assim, o governo evitaria que houvesse muita fuga de mentes brasileiras brilhantes para outros países que oferecem uma devida valorização.     Infere-se,portanto,que não valorizar a ciência é uma atitude inaceitável e,como tal,deve ser sanada.Nesse sentido,o Poder Executivo deve inserir verbas nas escolas,de modo que sua infraestrutura envolva tecnologias e laboratórios para matérias específicas,estimulando o interesse dos infantes pela pesquisa cientifica. Ademais, é viável a implementação do projeto “Famílias nas escolas”, pelo Ministério da Educação,no qual,os alunos e seus responsáveis são convidados a participar de palestras e workshops no ambiente escolar,em que serão debatidos temas sobre como combater o aumento do desinteresse dos jovens pela ciência. Em consequência disso, o tecido social se desprenderia de certos tabus ao incluir grande parte da comunidade nesse ideal de mudança cultural.