Enviada em: 08/03/2019

Na primeira metade do século XX, o escocês Alexander Fleming foi responsável por uma das mais importantes descobertas da história, a penicilina. Esse antibiótico, se conhecido alguns séculos antes, seria capaz de salvar o continente europeu da epidemia conhecida como peste negra e poupar a vida de dezenas de milhões de pessoas. Deste modo. se torna perceptível a importância da ciência para a humanidade, e a negligência dessa é capaz de atrasar estudos fundamentais à vida e resulta na falta de profissionais no ramo.        A falta de estimulo à pesquisa científica no Brasil afeta a criação de tratamentos para doenças que assolam a vida de muitos cidadãos do país.  A Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição pública  focada na pesquisa de vacinas para a profilaxia de doenças típicas do território tupiniquim. De acordo com o próprio órgão, a redução em 40% da verba destinada aos mesmos, é responsável por reduzir a capacidade dos estudos voltados à zika vírus, dengue e febre amarela e afetando o fornecimento do agente imunizante ao sistema público de saúde. O menosprezo reservado ao meio científico no Brasil é capaz de causar diversos problemas na saúde pública, uma vez que a capacidade de combater os vírus e bactérias se torna escassa, o que contribui para o surgimento de epidemias. Desta forma, é indubitável que a falta de investimento na ciência resulta em mortes por doenças em todo o país.       Não obstante, o descaso atribuído às pesquisas se torna um problema também na formação de novos estudiosos na área. Ao adotar-se a filosofia kantiana, que aponta o ser humano como reflexo de sua educação, é visto que o precário sistema de educação do Brasil contribui para o déficit de profissionais voltados à ciência. Com base em estatísticas do Ministério da Educação, 36% dos estudantes brasileiros de Ensino Médio acreditam que disciplinas como física e biologia são descartáveis. Esse dado exemplifica à falta de interesse dos alunos por essas áreas e justifica o baixo índice de inserção em cursos superiores voltados à ciência. É notado, portanto, que ensino prolixo e distante dos alunos praticado nas escolas de todo o país resulta no desinteresse pelas matérias ensinadas no ciclo básico, responsável pelo distanciamento dos estudantes da prática científica.       Destarte, devido ao supracitado, medidas são necessárias para solucionar o imbróglio. O Ministério da Ciência e Tecnologia deve, por meio de parcerias público-privadas, aumentar a verba destinada ao setor, buscando atrair e possibilitar pesquisas no país, fomentando a busca pelo conhecimento. Se torna necessário, também, campanhas midiáticas que objetivem mostrar o poder da ciência na transformação da sociedade, chamando a atenção dos jovens e os inserindo na área.. Sendo assim, é possível tornar a ciência uma área mais justa para se trabalhar no Brasil.