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Enviada em: 23/04/2019

O Brasil possui empresas que são reconhecidas internacionalmente por suas inovações tecnológicas, como por exemplo, a Petrobrás com sua alta tecnologia na exploração de águas profundas, a Embrapa, na produção da soja transgênica e ainda várias outras que obtiveram êxito em pesquisas científicas, e assim, trouxeram o progresso intelectual para o país. Diante disso, torna-se vital ressaltar a importância da  ciência, a fim de evitar a sua desvalorização no Brasil. logo, a falta de investimento governamental na área acadêmica e a ignorância da sociedade em conhecer mais profundamente esse setor, são uma das principais causas desse problema.   Em primeira análise, é notório o descaso governamental em priorizar investimentos na área da ciência, tecnologia e Inovação (CTeI). Segundo a sociedade brasileira de pesquisa científica, a cada 100 reais gastos pelo governo, apenas 32 centavos são destinados a CTeI. O que é alarmante, visto que tal depreciação afeta o desenvolvimento econômico, ambiental e social do país, pois todas essas áreas dependem diretamente de pesquisas e inovações que possam encontrar formas baratas, sustentáveis e efetivas para a resolução de problemas que frequentemente afetam os brasileiros.    Ademais, a falta de interesse da sociedade em conhecer mais afundo os benefícios da ciência, agrava ainda mais sua desvalorização. De acordo com o filósofo Kant, para que as pessoas alcancem a dádiva do esclarecimento e vençam a mediocridade, é necessário que elas superem a ignorância e "Ousem Saber" . Logo, é de praxe que o brasileiro saia do comodismo e ouse conhecer a importância da ciência para seu progresso pessoal e coletivo, que vai desde uma sutil pesquisa universitária, até uma grande inovação acadêmica internacional.    Urge, portanto, medidas para coibir a desvalorização da ciência no Brasil. É necessário que o Estado libere maiores verbas para o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, a fim de que este invista em bolsas de estudos e patrocine pesquisadores brasileiros em seus projetos. E também, que empresas como Embrapa e Petrobrás busquem popularizar os reconhecimentos científicos que têm alcançado, por meio de propagandas televisivas e na internet, para que assim, a população conheça e lute pelo desenvolvimento da CTeI no país.