Enviada em: 29/05/2017

O conhecimento é a chave que abre portas ao desenvolvimento pessoal e traz consequentemente solução para diversos problemas socias que se correlacionam como um sistema de feedback positivo ou negativo. O Estado brasileiro enfrenta inúmeros problemas sociais. Dois deles estão intimamente relacionados: segurança e educação. Dados atuais de sistemas prisionais em países desenvolvidos como EUA, Canadá e Dinamarca apontam que investir em educação dentro das penitenciárias, não só diminui a violência dentro delas, como também fora, já que tem um efeito positivo no processo de ressocialização e também na diminuição da reincidencia no crime.   Então, como previsto no artigo 5 da Constituição Federal do Brasil, o acesso à educação deve ser garantido a todo cidadão brasileiro, incluindo os que se encontram em privação de liberdade, já que os benefícios alcançarão nao só os apenados, como também toda a sociedade. Apenados que saem da prisão mais capacitados, são reinseridos no mercado de trabalho mais facilmente e consequentemente diminuidas ficam as chances de voltar ao crime pela falta de oportunidade de reincerção.  Assim, é de primordial importancia que politicas publicas sejam direcionadas ao planejamento e efetivação de implantação de escolas prisionais capazes nao so de atender presos no sentido de alfabetizaçao e conclusão do ensino fundamental e médio, como tambem de cursos profissionalizantes capazes de direcionar apenados a se tornarem cidadãos reinseridos, atuantes e participantes do convívio harmonioso em sociedade.    Portanto, o direito á educação não deve ficar apenas em previsões legais e sim se tornar fato concreto e funcionante, para isso a sociedade deve cobrar e fiscalizar os investimentos do capital público na educação prisional por parte dos governantes como meio de indiretamente melhorar os problemas com segurança pública.