Enviada em: 13/08/2018

Segundo Paulo Freire, filósofo brasileiro: "se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda". Nesse sentido, o ensino de qualidade é imprescindível para o desenvolvimento social e econômico de um país. Sendo assim, dois aspectos tornam-se relevantes: o investimento na educação e a atual metodologia de ensino. Logo, é imperativo que o Estado, junto às famílias e as escolas, reflita suas ações para solucionar a problemática.    Os principais problemas da sociedade civil são causados pelas desigualdades sociais, que estão diretamente associadas à falta de ensino de qualidade para todos. Desse modo, países como a Finlândia, a qual possui a educação para toda população como prioridade, são mais desenvolvidos social e economicamente, resultando em baixos índices de violência, de criminalidade e de desemprego. Em contra partida, países como o Brasil, onde o Estado negligencia a educação pública e não a põe como prioridade, não valoriza os professores e não há integração entre as escolas e as famílias, tais índices aumentam cada vez mais. Destarte, segundo Nelson Mandela: "a educação é arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."     Outrossim, para Paulo Freire, nas relações democráticas entre professores e alunos, ambos aprendem, pois agregam seus conhecimentos de mundo e não apenas os saberes matemáticos, por exemplo. Porém, o atual método de ensino, utilizado na maioria das escolas, obriga aos alunos aprenderem o que lhes é imposto e não os ensina a serem críticos, inibindo outras habilidades do indivíduo. Tais ações opressoras também ocorrem nas famílias, as quais, muitas vezes, valorizam somente as conquistas escolares da pessoa, gerando evasões escolares, pois o aluno sente-se desmotivado, e uma sociedade sem criticismo, prejudicando o desenvolvimento da sociedade. Dessa forma, medidas fazem-se necessárias.    Portanto, o investimento na educação e a modificação na atual metodologia de ensino são as principais ferramentas de mudança na sociedade. Logo, é dever do Estado ter como prioridade a educação de qualidade, investindo na formação dos profissionais na área da educação e na estrutura básica das escolas, objetivando a melhoria do ensino. É, também, dever das escolas, em conjunto às famílias, como parte da sociedade, rever os métodos de ensino e oferecer relações democráticas nas instituições escolares, visando à possibilidade de expressão, maior conhecimento e criticidade e, por meio de debates, reuniões e aulas com os responsáveis dos alunos, conscientizá-los a valorizar e estimular as habilidades do indivíduo, em vista de mudanças na sociedade.