Enviada em: 09/04/2019

Um tópico o qual requer análise sensata e urgente diz respeito a educação como condutor de mudança no seio social. Em referência a isso, é por meio da educação que é possível construir uma sociedade mais justa e igualitária. Sendo realizável formar e moldar o caráter moral do indivíduo e trona-los mais democráticos.    A priori, a educação , por meio da escola, como difusor de modificação, forma e molda cidadãos morais. Nesse contexto, segundo Durkheim, ao  adentrar na instituição de ensino na segunda infância, é o momento certo para a formação do caráter moral, pois, para ele, a vida intelectual, no âmbito familiar , ainda é muito rudimentar e simples, e nesse período a criança não tem matéria mental para construir noções- os quais estão na base da moralidade. Portanto, esse é o momento ideal para instruir uma pessoa, Sendo assim, não havendo essa educação, é evidenciado, nos dados de artigos científicos, a crise social a qual a sociedade encontra-se, em virtude da mesma está diretamente ligada aos valores morais.     A posteriori, receber instruções sobre educação é democratizar a sociedade e torna-la mais justa. Nessa acepção, de acordo com o livro " educação como prática de liberdade- Paulo freire " só será possível refazer esse país e democratizá-lo, quando as pessoas pararem de entreter-se de assassinar sua própria espécie e começarem a educar-se, já que a educação é autêntica, autônoma, coletiva e esperançosa. Visto a isso, estudos elaborados pelo tribunal de conta do estados (TCE) aponta que, quanto maiores são as taxas de instrução educacional, tornam-se menores os registros de violência.     Portanto, em meio a essas constatações, faz-se mister estabelecer parâmetros de organização sobre o ensino como missionário de mudança na sociedade. Para tanto, educadores e instituições escolares- os quais competem à educação mais ampla e coletiva- devem deixarem evidente o que é moral e instituir ainda mais o que se entende a isso, por meio de referências científicas ou de pessoas ais quais disponibilizaram-se a essas referências, como os estudiosos da filosofia e psicologia, visto que os mesmos fazem estudo apenas sobre esse assunto, a fim de construir uma sociedade mais justa , democrática e harmoniosa. Ademais, o Estado deve tornar obrigatório o ensino sobre valores morais , mediante de todos os estabelecimento de ensino,para que haja um ensino laico e enaltecedor aos aprendizes, a fim de alicerçar aos mesmos uma perspectiva de inclusão. Dessa forma, é possível obliterar certas consequências árduas, caso essas medidas sejam praticadas.