Enviada em: 30/04/2019

Segundo o pedagoga Paulo Freire, “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Desse modo, é evidente  que a educação se tornou o principal caminho sobre o tange as mudanças no meio social. Nesse contexto, deve-se analisar a falta de investimento no âmbito acadêmico e, também a inserção de tecnologia no ensino.   Em princípio, é importante destacar que a carência de aplicações de verbas no meio escolar tem beneficiado a precarização desse sistema. Ainda sob esse ângulo, a filósofa Hannah Arendt, com o conceito "a banalidade do mal", afirma que o pior mal é aquele visto como algo cotidiano, corriqueiro. Haja vista que a omissão de recurso ao ambiente escolar é visto como algo banal, porém representa um grande desfavorecimento para o desenvolvimento dos alunos.   Concomitantemente, salienta-se que no período da Guerra Fria foi um momento de criação de diversas tecnologias, mas poucas foram aplicadas à educação dos cidadãos. Nesse viés, ressalta-se que a educação tem um papel formação dos indivíduos que encontra no meio meio social e as tecnologias é um potente auxiliador no processo de desenvolvimento. Assim sendo, é fundamental a viabilizando para que essas novas invenções sejam inseridas para que impulsione o crescimento educacional.   Portanto, mediante os fatos expostos, medidas devem ser tomadas, a fim de melhorar o panorama em questão. Destarte, o Ministério da Educação, deve intensificar o direcionamento de verbas governamentais para o sistema de educação pública, com o objetivo de melhorar o desenvolvimento dos cidadãos por meio da educação. Outrossim, os Governos Municipais, devem inserir nas escolas as tecnologias como apoio a educação como, por exemplo o uso de computadores, tablets e salas interativas que possibilite novas formas de aprendizagem aos alunos. Somente assim, a educação será um veículo de mudanças na sociedade como defendido por Paulo Freire