Enviada em: 12/10/2017

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade,sem ela tampouco a sociedade muda”.A frase do filósofo Paulo Freire parece fazer alusão ao comportamento humano na contemporaneidade,especialmente na atual sociedade do "menor esforço",onde a globalização e o advento da Internet parece inferir cada vez mais no modo de agir da população.Nessa perspectiva,é cabível analisar os tópicos diversos que a educação engloba,bem como seus reflexos como veículo de mudança na sociedade,sendo questão de abrangência nacional.  Em primeiro lugar,o homem,de fato,desde os tempos remotos,vem buscando meios de suprir suas necessidades.A Revolução Industrial,que proporcionou as descobertas das máquinas e a melhoria de produção,é fruto,por exemplo,do avanço racional do ser humano em busca da melhor sobrevivência.Nessa ótica,com o advento da Internet,as mais variadas facilidades de acesso às informações acabaram fazendo com que o livro impresso,bem como a própria sala de aula perdessem seus devidos valores e influências.Em meio a isso,cumpre destacar que,os frutos da globalização moderna,como a desigualdade,violência,falta de cuidados ao meio ambiente e ausência de reconhecimento de direitos por muitos podem ser reduzidos pela educação,que é instrumento eficaz  de compreensão do mundo em que se vive e da formação do senso crítico do indivíduo.  Em segundo lugar,a educação sendo,por suas origens,suas funções e seus objetivos,um fenômeno social,relacionando-se ao contexto político,econômico,científico e cultural de um povo é capaz de transformar a vida do ambiente em que se faz presente.Nessa conjuntura,hodiernamente,uma pessoa que se qualifica e se especializa tem mais possibilidades de obter um emprego do que outra que não estudou.Além do mais,a educação ensina os indivíduos a decidirem sustentavelmente e satisfazem os deveres presentes sem afetar as próximas gerações,bem como pode diminuir os índices de desigualdade,superando a violência acerca de ignorâncias e de esteriótipos.Por fim,permite,também,que a sociedade tenha conhecimento dos seus direitos garantidos por lei. Logo,o Governo deve ressaltar que o indivíduo pode obter conhecimento em quaisquer âmbitos sociais.A escola deve desenvolver capacidades para o exercício autônomo da cidadania,articulando o saber para o mundo do trabalho e o saber para o mundo das relações sociais,com atividades interativas que estimulem o indivíduo,desde cedo,por exemplo.Deve-se inserir a psicologia como primordial na mudança,fixando a tese do filósofo alemão Johann Friedrich que dizia ser a pedagogia capaz de mostrar os fins da educação e a psicologia o caminho,os meios e os obstáculos.Assim,a sociedade sendo capaz de melhorar,promoverá a mudança necessária por meio da educação no País.