A Exclusão Social é relativo a um processo de distanciamento e limitação de um segmento populacional em diversos nichos da estrutura da sociedade, isso é feito através de diversos mecanismos de privação de recursos . O afastamento da educação é um fator de agravamento desse cenário. Na medida em que alguns indivíduos são limitados aos recursos educacionais , restam-lhe apenas a privação de uma ascensão social. . A privação de alguns grupos sociais aos âmbitos da estrutura social é um fenômeno recorrente no Brasil, a divisão de centro-periferia nas cidades brasileiras implica em um fornecimento de benefícios desigual aos moradores. Na urbanização das grandes cidades brasileiras, é nítido esse processo. Tanto o processo de modernização carioca de Pereira passos quanto da criação de Brasília segregaram um segmento da população da qualidade de vida fornecida nos centros urbanos. O primeiro visiva o deslocamento dos moradores dos cortiços para regiões mais afastadas , alargando as avenidas e modernizando a cidade, enquanto a segunda criou a Campanha de Erradicação de Invasores CEI que tem o caráter de remoção dos indesejáveis das áreas privilegiadas da nova cidade à região mais afastada , atual Ceilândia. Ambos os caso são exemplos de segregação de um segmento social impelido a uma periferia sem os recursos do núcleo urbanizado. Ademais, os indivíduos suburbanos não tem os mesmos benefícios, a privação do ensino de qualidade do centro é um dos fatores da exclusão social. A grande disparidade da educação público dentro das regiões da mesma cidade é um reflexo da desigualdade intrarregional. Conforme os resultados do Exame Nacional do Ensino médio de 2015 , as melhores médias no exame em escolas administradas pelo Governo do Distrito Federal vieram do Colégio Dom Pedro II e o Setor Leste , enquanto a pior é a do Educacional 01 da Estrutural, região afastada do centro. Dada a carência educacional, os indivíduos daquelas áreas tendem a ser excluídos de uma mudança social, condicionando apenas a reprodução das condições existentes. Fica claro que a educação é segregada em regiões periféricas ,cuja os indivíduos indesejáveis foram privados de recursos das urbanização. O Governo federal deve criar condições financeiras para as escolas periféricas possar fornecer um programa de ensino intensivo de preparo as provas de ingresso nas universidade públicas, esses projetos devem ser financiados com o orçamento público destinado a educação para abastecer as escolas com materiais , profissionais e auxílios os estudantes de baixa renda. Haja o senso comum que o educação é uma das formas mais eficientes de ascensão social , ela realmente mudará a situação centro-periferia das cidades brasileiras.