Enviada em: 30/10/2018

Ao analisar as raízes do Brasil atual, é possível notar a miscigenação e a fusão das culturas lusa, afrodescendente e indígena, prioritariamente. Entretanto, o brasileiros não se identificam com o multiculturalismo nacional e, por conseguinte, também não valorizam a história do povo. Nesse contexto, torna-se fundamental estudar por qual razão a cultura popular ainda não é reconhecida no país e, posteriormente, propor medidas para democratizá-la entre a população.        É determinante, em abordagem inicial, compreender o conceito de cultura popular. De acordo com a Sociologia, essa modalidade de cultura é manifestada espontaneamente por meio do folclore, dos mitos, das lendas, da culinária, do artesanato e das músicas ou danças regionais. Vê-se que o Brasil é um gigante no que tange à sua extensão territorial e, por essa razão, cada uma das cinco regiões apresenta a sua própria cultura popular. Ilustrações dessa fragmentação são o nordeste, que contribuiu com a literatura de cordel, e o sul, reconhecido pelo charque. Nesse cenário, conclui-se que a cultura popular do país é fracionada em diversas tradições regionais e, por essa razão, os brasileiros não se identificam com uma cultura una e nacional.    Outra questão pontual é o predomínio comercial de uma cultura sobre as demais. Segundo o sociólogo Theodor Adorno, no seu estudo sobre a Indústria Cultural, a arte foi padronizada com o objetivo de atingir o maior número de consumidores e, assim, obter mais lucro. Esse padrão, porém, revela a hierarquização das culturas, pois a indústria do entretenimento prioriza tradições ocidentais, como o pop no universo musical, ao invés das manifestações populares, entre elas as cantigas de roda e a moda de viola, por exemplo. Portanto, a massificação das artes, estimulada pelo comércio, manipula os brasileiros, pois eles passam consumir apenas a música ou a dança que fazem sucesso na mídia, em detrimento das tradições populares, que não são evidenciadas em expressão nacional.     Diante dos argumentos apresentados, salienta-se que a valorização da cultura popular é fundamental para o reconhecimento da história brasileira. Em vista disso, cabe ao Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Cultura, ensinar aos alunos as variadas tradições regionais que compõem a cultura do país, por meio da ampliação das aulas de artes na grade curricular, com o objetivo de estimular, desde a infância, a formação de uma identidade nacional e, por conseguinte, a valorização da cultura popular. Desse modo, o multiculturalismo será reconhecido pelo povo brasileiro.