Enviada em: 24/04/2017

Curupira. Lobisomem. Boitatá. São manifestações do folclore brasileiro que enaltecem a cultura popular fornecendo uma identidade social. O Movimento Modernista reforça a independência cultural do país, rompendo com as tradições europeias vigentes, exaltando as raízes do povo brasileiro. Entretanto, na contemporaneidade é notório que houve uma desvalorização das figuras criadoras da nacionalidade como: o índio e o africano , corroborando para uma nação que não está ciente de sua formação.    Primeiramente umas das causas para o enfraquecimento de uma cultura é a falta de conhecimento e respeito sobre as manifestações culturais. Como o país apresenta uma miscigenação de várias etnias, caberia ao Estado de realizar uma propagação de cada uma delas, para que não ocorra,o etnocentrismo, que consiste em centralizar  somente  uma etnia e suas concepções culturais, marginalizando outras. Em virtude disso, diversos costumes e tradições desaparecem como ocorreu com as línguas indígenas, segundo dados do Instituto de Estudos da Linguagem estima-se que quando os portugueses chegaram ao Brasil, havia cerca de mil línguas distintas, porém atualmente, resta apenas cento e oitenta prejudicando  então  a consolidação da história nacional.   De acordo com Durkheim, a sociedade pode ser comparada a um ''corpo biológico'' por ser, assim como esse,composta por partes que interagem entre si. Desse modo a cultura afro-brasileira está inserida em toda a formação da identidade , o Brasil é considerado o país do samba dança de raízes africanas.  A lei 10.639 foi criada com o objetivo de levar para as salas de aula mais sobre a cultura afro-brasileira e a escravidão negra no Brasil. Propondo novas diretrizes para valorizar e ressaltar a presença africana na sociedade, além de ser um instrumento contra a discriminação e o preconceito racial. Contudo , ainda falta em muitas escolas uma disciplina no seu currículo que cumpra a lei.   Fica evidente, portanto, a necessidade do Ministério da Educação e Cultura em ratificar essa lei, colocando uma disciplina de história afro-brasileira e projetos sobre as inúmeras manifestações culturais do país, ensinando os alunos desde o ensino básico. Caberia a cada Governo Estadual e Municipal, a implementação e validação das disciplinas de história e arte, dos povos que originaram as raízes do país, desfavorecendo o etnocentrismo e valorizando todas as culturas. Ademais, a Receita Federal deve destinar uma maior parcela dos impostos arrecadados a investimentos na área cultural, com a criação de exposição de danças, museus e teatros, a fim de democratizar e preservar a cultura popular.