Enviada em: 20/04/2017

Desde a colonização, no século XVI, as populações indígenas e africanas já sofriam com a imposição da cultura portuguesa por meio da catequese. No século XXI o problema persiste, apesar dos esforços para diminuir a desvalorização de tais culturas no país. Nesse sentido, pode-se perceber que povos que ajudaram na construção da história brasileira não têm o respeito que merecem. Isso ocorre, não só pela ausência de conteúdo nas escolas, como pela massificação da cultura do consumo.    Dia do índio. Dia da consciência negra. Tais feriados, são os únicos momentos em que a escola faz menção a culturas tão vastas e que fazem parte da formação da cultura brasileira. Acabam, deste modo, gerando uma estereotipagem do negro e do índio na sociedade devido a tão raso conhecimento a respeito de povos com nichos tão ricos e diversificados. Nesse sentido, é notável que o modelo curricular atual é voltado apenas para a cultura mais abrangente, segregando culturas de tamanha importância para história, por isso deve ser modificado.    Ademais, o liberalismo econômico gerou uma ditadura do consumismo implementado pelas multinacionais , acarretando na massificação de uma cultura mundial. Mesmo que grandes marcas como Mc Donald's se adaptem a cultura local, como é o caso da Índia, sua presença altera o modo como a população vive. Pois é uma falsa impressão propagada pela mídia, de que a população está consumindo algo local. O Brasil é um dos países que mais investem em ideias estrangeiras, deixando de lado a cultura nacional que deveria ser mais explorada.    Fica claro, portanto, a necessidade de valorizar culturas populares no Brasil, devido a sua importância histórica, modificando assim, o modelo segregacionista mantido desde a colônia. Para isso o Ministério da Educação deve convocar reuniões para analisar e modificar o currículo escolar, modificando a forma como as crianças aprendem sobre essas culturas e a Mídia juntamente com o governo devem organizar propagandas de conscientização para a população e diminuir gradualmente a problemática.