Enviada em: 22/04/2017

Embora ocorra no Brasil um anseio em se preservar a sua cultura, existem muitos desafios que precisam ser vencidos para que de fato haja uma valorização de sua história e cultura. Difundir intensamente nas escolas os aspectos culturais de cada região, solicitar uma apoio da mídia e incentivar criação de programas na área da cultura são ações que podem resultar em um desfecho significativo para manutenção da história nacional.   As escolas são as instituições com maior poder de proporcionar o fortalecimento da cultura e história de seu povo. Com base nessa premissa, elas devem propor medidas que alcancem não somente as crianças como também as famílias no resgate histórico e cultural das regiões onde se encontram avançando para aspectos nacionais. Desenvolver um turno de aula- aberta à família- em que as disciplinas fossem ofertadas com metodologias ativas que fossem ao encontro das questões culturais , certamente poderia despertar o interesse e a valorização social dos quesitos históricos do país.   A mídia se configura como outra ferramenta eficaz de alcance na sociedade capaz de implementar no cotidiano informações que possam promover conhecimento e debate sobre a cultura nacional. Criar programas em horários nobres e/ou aproveitar os intervalos dos meios de comunicação para propagar debates e destaques sobre os elementos culturais, causariam um novo olhar das raízes da história brasileira.     No campo politico, as secretarias estaduais e municipais, assim como o próprio Ministério da Cultura, poderia elaborar programas que fossem ao encontro da valorização e manutenção da cultura nacional. Ofertar incentivos a grupos que estudo sobre o assunto e que resgatassem o folclore brasileiro já seria uma gênese da retomada do passado.    Portanto, a educação, formando pessoas que valorizam sua história, juntamente com a midia e o incentivo politico são instrumentos capazes de propor notoriedade da valorização cultural e histórica assim como a manutenção do assunto entre a sociedade.