Enviada em: 28/07/2017

A Cultura Popular de uma sociedade é de grande importância na identidade cultural de um povo. A saber, o estudo da Antropologia nos mostra que a Cultura Popular é resultado de uma interação contínua entre pessoas, estabelecendo padrões de comportamento que são manifestados através de crenças, artes, ideias, hábitos, tradições. No Brasil muitos desses representantes populares se eternizaram, como é o caso do artista Aleijadinho, que era pobre, filho de escrava, mas deixou como legado uma obra de beleza e grandiosidade histórica, que vaio do barroco ao popular em nossa história setecentista. Diante disso, torna-se passível de discussão: a importância da cultura popular na identidade cultural e histórica de um povo, e seu papel como ferramenta de desenvolvimento sustentável.       Segundo a UNESCO, cultura popular é um bem intangível, e compreende as expressões de vida e tradições, que comunidades, grupos e indivíduos, recebem de seus ancestrais e passam a seus descendentes. Em contraste, nosso mundo globalizado tende à massificação cultural, o que resulta em perda de identidade. Em resumo, preservar a memória de uma sociedade não significa atrelá-la ao passado e impedir o seu desenvolvimento, mas sim conservar seus pilares constituintes a fim de não perder conhecimentos e identidades, sendo assim, há a necessidade de resgate e valorização da cultura genuína de um povo, que em terras brasileiras, se mostra riquíssima, fruto da nossa miscigenação indígena, africana e europeia.   Em consonância, a solidificação da cultura popular pode ser uma ferramenta para um desenvolvimento socioeconômico, cultural, sustentável. Assim, o turismo cultural pode promover o envolvimento das populações locais e o governo, em atividades que promoverão as manifestações culturais e ao mesmo tempo gerarão empregos e renda. Como exemplo de atividade podemos citar o incentivo ao Congado, o que utilizará como produto a apreciação de uma cultura popular.       Em suma, a Cultura Popular é o que diferencia, o que personifica um povo, e apesar de seu caráter de identidade é particularmente vulnerável. Portanto, cabe ao Governo Federal, por intermédio do Ministério da Cultura, promover o turismo cultural com a elaboração de um calendário de eventos e  na construção de estradas que conectem as cidades com manifestações culturais aos grandes centros.  Em paralelo, o terceiro setor deve fazer palestras e debates para sensibilização sobre a valorização da cultura popular e também incentivar a criação de associações culturais, como exemplo, a associação de artesãos. Por sua vez, cabe ao cidadão prestigiar os eventos culturais populares, consumindo produtos de origem cultural, promovendo assim a solidificação de nossa identidade.