Enviada em: 11/05/2018

A educação a distância no Brasil não é uma invenção atual, uma vez que ela foi conceituada no país, por meio de um decreto, desde 2005. Desse ano até a atualidade, houve um crescimento de 32% do interesse por essa modalidade de ensino no país. Isso porque ela oferece muitas vantagens. Dentre essas: é bastante flexível e democrática, ou seja, consegue abarcar um maior número de pessoas com realidades bem diferentes. Por isso, sua importância. Contudo, ainda há resistência, por parte de muitos brasileiros, de reconhecer e valorizar o ensino à  distância (EAD).      Primeiramente, porque ao surgir algo novo na sociedade, é comum acontecer um certo estranhamento inicial nas pessoas. Ao rememorar a Semana de Arte Moderna de 1922, por exemplo, lembra-se da polêmica causada entre os literatos. Entretanto, as novas ideias foram aceitas com o passar do tempo, tanto que existiram três fases do Modernismo no Brasil. Da mesma forma, o EAD têm buscado cada vez mais diminuir a resistência quanto ao estranhamento , já que ainda é novidade para boa parte da população brasileira.          Outro ponto que não colabora com a valorização do EAD é a pouca divulgação dos méritos e sucessos daqueles profissionais que cursaram o ensino nessa modalidade. Por isso, o maior prestígio permanece com aqueles da educação presencial, enquanto que as duas formas deveriam se equiparar. Principalmente porque estudar a distância exige mais autonomia e disciplina do estudante, e não comodismo como pensam alguns, de modo que seu esforço também precisa ser reconhecido.      Dessa maneira, é preciso diminuir essas formas de resistência, para que mais pessoas possam se beneficiar do EAD. Portanto, o Ministério da Educação e Cultura pode contribuir com a ampliação de campanhas influenciadoras capazes de lançar um novo olhar para a questão. As campanhas podem ser difundidas por meio de cartazes ou fôlder informativos nas escolas e faculdades. Ademais, os próprios cursos à distância também podem contribuir ao divulgar cada conquista de seus estudantes por meio da propaganda e do marketing de modo a valorizar o curso, tão importante para muitos brasileiros.