Enviada em: 02/07/2018

Para toda ação há uma reação com a mesma intensidade e sentido oposto. A teoria de Isaac Newton permite refletir acerca da importância da educação a distância no Brasil. Dessa forma, torna-se pertinente analisar como a modalidade virtual de educação contribui positivamente para o desenvolvimento do país.      Em primeiro lugar, é importante destacar a imensa vastidão do território brasileiro e as dificuldades de locomoção. Com 8,5 milhões de quilômetros quadrados, as vídeo-aulas chegam nos confins do Brasil, locais onde os campi não chegam, contribuindo, assim, para um acesso equitativo à educação como previsto pela Constituição Federal.     Além do mais, o ensino por meio da internet é mais econômico do que o presencial. Isso pode ser explicado pelos altos custos na infraestrutura das universidades que têm campus físico, além da valorização imobiliária da região. Deste modo, o barateamento das mensalidades proporcionou o ingresso ao curso superior de uma parcela da população cuja formação profissional era uma sonho distante como mostram os dados do Ministério da Educação que, em 2013, registrou mais de 1 milhão de matriculados.      Fica evidente, portanto, que o ensino a distância proporciona uma educação inclusiva e democrática por meio da diminuição dos custos. É necessário, pois, o Ministério da Educação articulado à Receita Federal priorizar o investimento nessa modalidade por meio da isenção de impostos aos cursos virtuais para que mais pólos educacionais sejam criados e aumente o número de alunos matriculados. Apenas dessa forma, essa ação produzirá uma reação social e garantirá a universalização do ensino rumo ao progresso.