Enviada em: 06/02/2019

A Revolução Técnico-Científica foi um importante evento da História capaz de facilitar, de modo subs-tancial, os meios de acesso à informação, bem como de promover a universalização do uso de recur-sos tecnológicos. Dessa forma, é relevante destacar que a referida revolução proporcionou o avanço de diversos setores sociais, sendo um deles a educação, que conta, hodiernamente, com o modelo à distância. Diante disso, cabe destacar a importância da educação por meio da internet e analisar como a desigualdade social aliada à necessidade de interação entre os indivíduos se caracterizam como obstáculos para a promoção do ensino à distância, em grande proporção, no Brasil.    Mormente, é fundamental apontar a desigualdade social como fator que dificulta a adoção do modelo de ensino à distância como molde de educação padrão no país. Isso se dá, porque conforme defendeu Thomas Piketty, em seu livro "O Capital No Século XXI", o sistema econômico capitalista vigente foi responsável por transformar as relações em sociedade e acentuar as conjunturas financeiras dos cida-dãos, de forma a deixar evidente a desigualdade social que se permeia no Brasil. Desse modo, torna-se claro que a concentração de riqueza e, consequentemente, a discrepância entre classes são questões  que impedem o sucesso da educação à distância no Brasil, uma vez que parcela considerável da população não possui condições de aquisição de recursos tecnológicos que, a propósito, são indispen-sáveis para a temática em discussão.     Outrossim, destaca-se a ausência de contato ativo entre os estudantes como empecilho para o ensi-no à distância no país. De acordo com o pensador Jean Piaget e sua obra "Teoria da Escola Ativa", a educação não se resume apenas à assimilação de conteúdos, mas também ao bom convívio e relação entre os alunos, que, segundo o autor são fundamentais para o exercício da aprendizagem. Sob tal viés, constata-se que o ensino individual e à distância não propicia o diálogo e interação entre os estu-dantes, o que pode acarretar impasses no referido processo pedagógico, uma vez que compromete a saúde e o psicológico dos estudantes.     Urge, portanto, medidas que garantam eficiência na implantação da educação à distância no país. Para tal, compete ao Ministério da Educação oferecer condições para que todos os cidadãos usufruam do ensino à distância, por meio do oferecimento gratuito de dispositivos tecnológicos para estudantes menos favorecidos economicamente, a fim de que esses não sejam excluídos da inovação educacional em questão. Ademais, cabe às prefeituras garantir a necessária relação entre os estudantes, por inter-médio da criação de salas públicas onde os alunos possam se reunir e fazer com que o processo se torne mais dinâmico. Assim, a educação a distância poderá obter satisfatórios resultados no Brasil.