Enviada em: 19/03/2019

Tecnologia é a palavra do século. As inovações científicas e a tecnologia da informação propuseram à humanidade um desenvolvimento inédito, em diversos âmbitos, inclusive o educacional. De tal maneira que, no Brasil, um terço das matrículas no ensino superior são para educação à distância, segundo dados do Ministério da Educação. Essa modalidade vem crescendo, uma vez que, promove a democratização da educação e, graças à flexibilidade que disponibiliza, traz novas perspectivas de vida.   Nesse contexto, a educação à distância alavanca novas oportunidades aos brasileiros na medida em que populariza o acesso ao conhecimento.  Algumas circunstâncias que afastam as pessoas de progredirem academicamente, como por exemplo, a distância dos polos educativos e os preços elevados das mensalidades em instituições particulares, são supridas com um sistema em que elas podem fazer um curso sem sair de casa, e utilizar a evolução tecnológica para seu auto desenvolvimento.     Outro aspecto a ser abordado é a garantia de adaptação aos horários do próprio estudante. Segundo dados do site "minhabiblioteca", 70% das instituições públicas de EaD contam com alunos que estudam e trabalham. Essa comodidade de poder estudar mesmo que não se tenha as condições ideais, tais como o apoio financeiro dos pais, é o que faz com que os brasileiros mudem suas concepções sobre o curso superior. Prova disso é que, quase 50% dos matriculados tem entre 31 e 40 anos, idade considerada, erroneamente, ultrapassada para a universidade.    Em virtude dos fatos mencionados, fica claro que a EaD merece ter sua importância enaltecida e divulgada. Para isso, é necessário que o Ministério da Educação compartilhe, mediante as redes sociais, os avanços que a modalidade vem conquistando e como a qualidade de vida dos brasileiros pode ser melhorada com investimentos na educação. Além disso, a mídia, como formadora de opiniões, aliada aos propósitos do MEC, deve promover campanhas de propagação das novas ideias na educação à distância quebrando paradigmas e preconceitos por meio da informação.