Enviada em: 25/03/2019

No tramitar da Idade Média, em razão das disparidades financeiras e de oportunidades, a educação esteve restrita a uma pequena parcela da população, constituída por religiosos e comerciantes. Entretanto, séculos após esse período, a educação superior no Brasil cresce entre vários segmentos de sua sociedade, devido, principalmente, à expansão do modelo de ensino à distância. Sendo assim, a chamada “EaD” possui grande importância e responsabilidade na formação dos futuros profissionais do país. Logo, são necessários esforços para que tal modalidade ofereça qualidade equiparável às universidades presenciais tradicionais.       Nesse contexto, é preciso atentar-se para as abordagens de ensino que são puro processo de transmissão de informações fora do contexto da prática social. Diante disso, deve-se lembrar que a formação das primeiras escolas superiores, surgidas na Europa do século XIII, eram associações de professores e alunos que se uniam para questionar as autoridades. Logo, ao dar continuidade ao ensino passivo e afastado de tópicos pertinentes ao presente, alguns centros de educação à distância faltam com seu verdadeiro compromisso.       Outrossim, é fato que a flexibilidade de tempo e as acessíveis mensalidades das faculdades com “EaD” são fatores indispensáveis para a popularização do saber. Dessa maneira, de acordo com o MEC, após a atualização de 2017, que regulamenta o ensino não presencial, houve o aumento de 133% dos polos fornecedores da modalidade. No entanto, é comum que os portais online de tais instituições careçam de bibliotecas virtuais, de modo a prejudicar a sistematização das fontes de pesquisa do corpo discente.       Portanto, é mister que as próprias organizações portadoras da modalidade de tutoria e aprendizagem à distância solucione as problemáticas discutidas. Para isso, é indispensável que tais instituições criem seu próprio departamento específico para a elaboração de testes periódicos – que devem ter como alvo os alunos – com tópicos relevantes para a sociedade contemporânea e que estejam de acordo com a temática de cada curso para o qual se direciona, por intermédio da seleção de professores notáveis do grupo educacional para compor a referida repartição. Ademais, é necessário que os centros de ensino a distância criem as bibliotecas virtuais em seus sites e que estas sejam disponibilizadas aos alunos, por meio do upload de obras pertinentes às aulas oferecidas. Só assim, será possível a plena democratização da educação superior no Brasil, contrariando a antiga realidade medieval.