A importância da família no desenvolvimento educacional das crianças

Envie sua redação para correção
    Saber ler e escrever é uma necessidade básica do ser humano, desde da idade da pedra, a sociedade como conhecemos hoje surgiu a partir do momento no qual o homem aprendeu a se comunicar, então de lá pra cá a comunicação se tornou algo fundamental ensinada durante séculos pelos próprios familiares, mas atualmente existem instituições públicas ou privadas responsáveis por realizar essa tarefa, elas são conhecidas como escolas, no entanto apesar disso a presença das famílias ainda é fundamental no crescimento intelectual e acadêmico das crianças.
       Hoje em dia percebe-se um numero alarmante de evasões escolares, por não contarem com o apoio familiar incentivando os estudos quando ainda são apenas crianças, muitos adolescentes e jovens acabando desanimando de estudar por não acreditarem em seus próprios potenciais e pelas ofertas sedutoras de facilidades financeiras oferecidas pela criminalidade. Essas evasões podem ocorrer principalmente em famílias de baixa renda, sendo um resultado das  grandes dificuldades que esses tutores encontram em estar presente, por sempre estarem trabalhando em longas jornadas de trabalho ou possuir pouca escolaridade.
       No Brasil os índices estão aumentando, muitos saem da escola e vão para tráfico de droga, prostituição ou cometem outros delitos, existem aqueles que não vão para ilegalidade, mas por desistirem cedo da escola acabam passando por dificuldades na hora de buscar o primeiro emprego, quando encontram tende a ser serviços braçais e mal remunerados. O desenvolvimento econômico do brasileiro é muito afetado por isso, principalmente nas áreas de tecnologia, pois falta mão de obra qualificada para ocupar as vagas oferecidas no mercado.
       A melhor maneira de resolver essa situação é está mostrando a família a importância deles estarem separando um tempo com as crianças para acompanhar os estudos deles e incentivá-los a continuar sempre. Isso pode ser feito através de campanhas que podem ser realizadas pelo governo em parcerias com ONG's ou instituições privadas.