Enviada em: 03/09/2018

Desde o iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando uma se mobiliza com o problema do outro. No entanto, quando se observa o envolvimento da família no desenvolvimento educacional das crianças, no Brasil, hodiernamente, verifica-se que esse ideal iluminista é constatado na teoria e não desejavelmente na prática e a problemática persisti intrinsecamente ligada à realidade do país, seja pela falta de preocupação nos primeiros anos na formação educacional, seja desigualdade de responsabilidades entre o colégio e família.      John Locke, em sua obra "Ensaio acerca do entendimento humano" fala a respeito da tábula rasa, que diz que o ser humano nasce como uma folha em branco que, ao decorrer de sua vida tem seus valores e ideologias formados a partir das experiências vividas. Dessa forma, é possível afirmar que, a criança forma seu caráter nos primeiros anos de vida, e por isso, ela passa por várias fases até formar sua mentalidade. Haja vista que, a família, é a principal influenciadora e formadora desse caráter.           Outrossim, destaca-se a sobrecarga da escola e professores como impulsionador do problema. De acordo com Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e pensar. Seguindo essa linha de pensamento, observa-se que muitas vezes, infelizmente diversos pais acreditam que o colégio é a único responsável pela educação de seus filhos, uma vez que segundo uma pesquisa realizada pela Agência Brasil, apenas 12% dos pais são comprometidos com a educação dos seus filhos.      É evidente, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de politicas que visem à construção de um mundo melhor. Destarte, o Mistério da Educação (MEC)  deve inverter a pirâmide educacional, promovendo investimentos maiores na educação primária, pois os primeiros anos são os mais importantes. Aliado a isso, a escola deve associar-se aos pais no sentido de melhorar a divisão de responsabilidades para combater o problema educacional. Como já dito pelo pedagogo Paulo freire, a educação transforma as pessoas, e essas mudam o mundo.