Enviada em: 03/10/2018

De acordo com os conceitos estabelecidos por Durkheim, as instituições sociais são responsáveis pela inserção do indivíduo socialmente. A primeira delas, a família, é responsável não só pelo primeiro contato social como por auxiliar no desenvolvimento do autocontrole e da segurança pessoal da criança; o progresso afetará diretamente na vida escolar dessa.       A instituição familiar constitui a mais importante relação social; considerada a primeira, estabelece um padrão comportamental e, consequentemente, influencia em outras relações. A fase Anal, uma das fases do desenvolvimento da criança, de acordo com Freud, incide diretamente no período da pré escola, em que as descobertas giram em torno da segurança e do autocontrole, importantes mecanismos. Se mal desenvolvidos, esses podem interferir de forma negativa na aprendizagem da criança, refletindo em medo, ansiedade e distanciamento social. Por isso, a repressão de pai para filho deve ser controlada nesse momento e utilizada quando necessário; para que, o indivíduo não recalque, interiorize situações ruins transformando-as em fobias, acontecimentos e sofra as perdas psicológicas em um momento seguinte.       Outro papel importante da família na educação escolar é o suporte e impulsionamento. O interesse demonstrado pelos pais nas descobertas e aprendizagens do filho as tornará mais importantes e o engajamento nos assuntos escolares aumentará. Contudo, o ambiente escolar deve relacionar o aprendizado à segurança necessária e ao conforto, uma vez que o ambiente é desconhecido e os processos mais lentos e graduais. Em sua obra Vigiar e Punir, Michel Foucault disserta sobre o malefício da superficialidade na coerção, o que expande os sentimentos citados anteriormente e resulta no desânimo em relação a vida acadêmica por conta da insegurança. Essa, pode ser provocada, também, pela diminuição dos esforços quando aplicados em um sistema de comparação, ao engrandecer um aluno por falhas de outro.       Portanto, pode-se concluir que a família e a escola devem manter o mesmo foco, para que os objetivos educacionais da criança sejam concluídos com sucesso. Para tanto, a atenção e o cuidado devem estar presentes; os pais devem estar cientes de que são responsáveis pelo desenvolvimento primário da criança e que reprimi-la durante essa fase resultará em um bloqueio. A escola, além de projetos de educação diversificados de forma a entreter a criança, deve se desvencilhar de rótulos que diminuam os esforços e resultados relativos de cada aluno.