Enviada em: 25/03/2019

Aprender é interagir   O desenvolvimento acadêmico está diretamente relacionado à estabilidade familiar. Em consonância a essa afirmativa, a Sociologia discorre sobre o papel da família e da escola como primeira instituição social dos indivíduos. Sendo assim, fica claro o tamanho da importância, visto que eles são responsáveis pela socialização primária e na formação da identidade das crianças. Embora os pais sejam essenciais na educação, eles devem reconhecer o significado da escola na vida de um ser. Ademais, é notório que a ausência dos familiares no desenvolvimento educacional é prejudicial. Primordialmente, a família precisa reconhecer o quão fundamental é o processo de integração social. Tal situação é abordada da maneira adequada no filme " O Extraordinário ", em que os pais de Auggie, um menino deficiente, sentem a necessidade de inserir ele no ambiente escolar para que conviva com pessoas diferentes. Desse modo, é perceptível que os adultos devem ter consciência de que o aprendizado é produto da interação de indivíduos que carregam diversidades culturais e comportamentais. Após essa percepção, o processo de educação é natural, pois a escola, por meio de profissionais capacitados, auxilia a construção de um senso crítico e instrui os alunos para viverem em sociedade. Além disso, é válido ressaltar que é indispensável a participação dos familiares na inserção das crianças no meio acadêmico. Essa situação é prejudicada devido à superficialidade das relações no mundo moderno, tema abordado por Zygmunt Bauman em seu livro " Modernidade Líquida ". O filósofo Polinésia relata que os vínculos interpessoais estão mais frágeis e fluidos na sociedade atual. Tal estudo pode se aplicar na falta de ativismo dos responsáveis com relação às experiências vividas por seus filhos. Entretanto, essa ausência é proporcional ao acréscimo da evasão escolar e do número de repetências, que ocorreriam em menor frequência se houvesse um acompanhamento correto dos pais. Assim sendo, é inquestionável que a família deve-se alertar que o desempenho escolar é assunto a ser tratado dentro dos lares. Torna-se evidente, portanto, que a eficiência da metodologia escolar é subordinada a função dos pais de estimular. Logo, é crucial que o Ministério da Educação implante equipes pedagógicas nas escolas e fiscalize o funcionamento delas. Essas equipes, formadas por psicólogos e pedagogos, deverão se reunir com os pais mensalmente e, por meio de dados e pesquisas, informarem acerca dos impactos da falta de presença da família na formação educacional da criança. Assim, haverá uma maior conscientizar e os efeitos de uma instabilidade familiar serão amenizados