Enviada em: 27/08/2019

No filme 'Mogli-o menino lobo',célebre produção indiana,uma criança é educada por animais selvagens na floresta.Dessa forma,por conta de sua criação, o menino cresce como um felino, e não compreende ser humano.Fora da ficção,no Brasil,quando a participação da família no desenvolvimento educacional das crianças não é efetivada resulta em incompleta educação,-o que é motivada pela desvalorização do ensino e dos professores- , e podem ocorrer casos de alienação semelhante ao menino lobo. .Nesse sentido,convém análise das principais causas,consequências,bem como possível solução para esse impasse educacional.             Em uma primeira análise, é indubitável a necessidade da participação ativa da família no processo de educação das crianças.Segundo a lei de diretrizes e bases da educação 9394/96(LDB) a educação é primeiro dever da família e depois do Estado.Logo,é garantido por lei que as famílias devem educar as crianças e o Estado tem função secundaria no ensino.Contudo,paralelamente aos pensamentos do filosofo e professor M.S.Cortella,'a parceria essencial é:núcleo familiar apoiado por núcleo escolar.Dessa maneira,a existência de envolvimento e participação dos pais na vida estudantil dos filhos,alem de ser prevista na LDB,gera melhor desempenho na sala de aula,e fornece a sociedade um cidadão capaz de ser ativo em sua comunidade.            Outrossim,em uma segunda análise,destaca-se como consequência negativa e descaso com o ensino a desvalorização do professor.Uma pesquisa, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE),traz dados assustadores: 15 milhões de brasileiros não tem capacidade de ler o lema da bandeira nacional,isto é,são analfabetos.Destarte,a valorização dos educadores é extremamente urgente,pois são eles que podem amenizar os efeitos da falta de ensino qualificado no Brasil,bem como diminuir o numero de analfabetos.'Se a educação não transforma a sociedade,sem ela tampouco a sociedade muda'.O pensamento do educador Paulo Freire deixa evidente a necessidade de profissionais,pois com professores valorizados o processo de educação é corretamente desenvolvido.           É evidente,portanto,que ainda há entraves para garantir um desenvolvimento educacional qualificado para as crianças.Logo,o Governo federal, por meio de  parceria com o Ministério da Educação,deve fomentar a participação dos pais na escola com o' Plano de simbiose escolar' :uma vez por mês os responsáveis devem se reunir com os professores e discutir a aprendizagem dos filhos,com a finalidade de estreitar os laços entre a família e vida acadêmica.E ainda,o salario e condições de trabalho dos educadores devem ser compatíveis com a importância de sua função.Essas medidas tem por objetivo otimizar o processo educacional e distanciar a realidade vivenciada na obra indiana.