Enviada em: 15/10/2019

O sociólogo Émilie Durkheim defendia que a família tem papel fundamental no desenvolvimento social de um indivíduo. Nesse viés, observa-se a importância do núcleo familiar para a efetivação do processo educacional da criança, sendo imprescindível o acompanhamento e auxílio da família em atividades escolares no ambiente domestico, bem como sua ação conjunta à escola, a fim de proporcionar um efetivo desenvolvimento educacional e social.  É importante pontuar, de início, que o auxílio dos responsáveis nas atividades escolares domésticas é de extrema importância ao processo educacional. Tal fato é evidenciado por uma pesquisa da FGV (Fundação Getúlio Vargas), que aponta um desempenho escolar 55% melhor de alunos que possuem o acompanhamento dos pais nas tarefas escolares. Isso evidencia a importância da participação familiar no desenvolvimento estudantil, haja vista que o auxílio dos responsáveis em atividades didáticas, além de atuar como suporte à resolução de dúvidas, proporciona maior motivação ao processo educacional da criança, já que o envolvimento dos pais em tarefas escolares torna-se também um meio para o fortalecimento dos vínculos familiares.  Outrossim, o acompanhamento do processo educacional da criança, por parte dos responsáveis, junto à escola também é de extrema relevância ao progresso escolar e social. Isso decorre do fato de que, com a participação em reuniões escolares e frequente contato com professores, torna-se possível que os responsáveis tomem ciência do desenvolvimento intelectual e social da criança, podendo identificar eventuais problemas cognitivos ou de relações interpessoais do petiz, sendo possível buscar, ainda na infância, auxílio de especialistas para a resolução de tais problemas. É desse modo, portanto, que o acompanhamento dos responsáveis se mostra imprescindível ao desenvolvimento educacional e à sociabilidade das crianças.  Frente ao exposto, fica evidente a necessidade de conscientizar os pais acerca da importância da família no processo educacional. Para isso, as escolas devem trabalhar com a conscientização dos responsáveis quanto a esse fato, propondo campanhas, debates e distribuindo, aos pais, cartilhas que exponham a importância e os benefícios da participação familiar no processo educacional das crianças, como fito de que os responsáveis tornem-se mais presentes no cotidiano estudantil e, assim, garantam pleno desenvolvimento aos petizes.