Enviada em: 07/10/2017

Homeostase educacional A população brasileira vivencia, na modernidade, uma problemática recorrente relacionada à educação. Nesse sentido, existem diversas ocorrências que prejudicam o desenvolvimento intelectual do cidadão, como a herança familiar adquirida. Dessa forma, dois aspectos são relevantes nesse âmbito social: os exemplos passados para as crianças e o acompanhamento próximo dos pais.  Em uma primeira análise, a questão dos ensinamentos transmitidos aos filhos é um fator significativo. Diante desse cenário, muitos responsáveis executam algumas ações nocivas, sem pensar na possível consequência desse ato, de maneira a estimular o seu descendente a reproduzi-la. Com isso, esse comportamento da família acarreta no ideal kantiano no qual o indivíduo " Age sempre de tal modo que o teu comportamento possa vir a ser princípio de uma lei universal".  Ademais, a temática da proximidade dos antecessores é um elemento expressivo. Diante dessa perspectiva, muitas crianças crescem sem o acompanhamento e o apoio necessário dos progenitores, seja pelo trabalho ou falta de interesse, de forma a propiciar à rua e aos ambientes escolares a formação do cidadão em pauta. Desse modo, uma considerável fração dos jovens da sociedade brasileira estão fora das escolas ou nelas mas de maneira superficial.  Torna-se evidente, portanto, que os problemas de desenvolvimento da parcela infantil muito dizem respeito aos exemplos transmitidos dentro de casa e à carência de acompanhamento dos responsáveis. Cabe à família melhorar a perspectiva de exemplificação projetando uma melhor visão de vida e mundo do cidadão, e é pertinente ao Ministério da Educação em parceria com o Governo Estadual a implementação de projetos sociais, com finalidade de integração entre pais e filhos no ambiente escolar. Destarte, esse grupo tem a possibilidade de alcançar sua homeostase pedagógica.