Enviada em: 08/08/2019

De acordo com o sociólogo britânico Thomas Marshall, em sua obra ''Cidadania e Classe Social'', para que uma pessoa seja considerada cidadã, ela deve participar da política do seu país. Nesse sentido, no Brasil, parte da comunidade não pode receber esse título, uma vez que o seu desinteresse pelo governo só é reduzido na época das eleições presidenciais,o que é problemático,pois causa vários problemas,como a desigualdade social.Assim,a responsabilidade da desatenção que os indivíduos possuem é decorrente de processos históricos e o Estado deve combater as consequências disso.     Decerto, já com a colonização, a sociedade já começa sem ocupar lugar de destaque na política. Isso se deve ao fato de que, no Período Colonial, os nobres portugueses vinham para o Brasil e só eles, geralmente, comandavam o território. Anos depois, no Império, os reis eram autoritários e com o  Poder Moderador podiam fazer o que desejavam, sem se preocupar com o restante da população. além disso, a partir da República, certos grupos de ricos latifundiários comandavam a região em que habitavam, o que deixava a maior parte da sociedade fora das escolhas nacionais. Desse modo, foi perpetuado a ideia de que o voto é a única forma de exercer cidadania e com ele, os representantes fazem o que desejam, o que é errado, pois cabe aos brasileiros, por exemplo, fiscalizar o que os políticos fazem.    Entretanto, o Poder Público deve buscar o fim da manutenção dessa noção de cidadania. Segundo o filósofo contratualista Thomas Hobbes, o Estado existe para garantir os direitos do que a comunidade  precisa e o governante é retratado como um corpo formado pela junção da união nacional. Dessa forma, fica evidente que a Administração Pública e é quem deve oferecer a prerrogativa da cidadania a todos, pois se ela não acontece, a desigualdade social - por exemplo- a desigualdade social aumenta e os governantes tornam-se cômodos, isto  é, fazem o que desejam, uma vez que a população não cumpre seu trabalho de fiscalizá-los e questioná-los sobre as decisões nacionais.    Diante do exposto, a fim de que todos os brasileiros sejam considerados cidadãos sob a perspectiva de Thomas Marshall, o Ministério dos Direitos Humanos, em parceria com o da Educação, deve inserir o ensino da cidadania e da constituição atual do país e sua comparação com as antigas. Isso pode ser feito por meio de aulas mensais em horários extracurriculares e de cunho obrigatório, em específico, cabe aos professores de Sociologia, História e Filosofia a transmissão dos seus conhecimentos sobre o assunto para todos os alunos do Ensino Regular.