Enviada em: 08/08/2019

Na sociedade brasileira, embora exista intento dos governantes em evoluir no contexto social, ainda é tímida, infelizmente, a sensibilização acerca da participação política para a efetivação da cidadania no Brasil. Nesse sentido, a formação educacional ofertada à parcela majoritária da nação, caracteriza-se como o principal elemento na construção de uma sociedade formada por cidadãos éticos e políticos. Logo, esse antagonismo evidencia a necessidade de incitar condutas do Estado para que uma comunidade integrada seja alcançada.       A princípio, deve-se pontuar os aspectos sociais como um dos fatores motivadores no que tange à dificuldade para a efetivação da cidadania no Brasil. Uma analogia com a educação libertadora, proposta pelo filósofo-educador brasileiro Paulo Freire, é possível entender que a educação é um aspecto indispensável na formação de um cidadão crítico e livre. No entanto, o nível  educacional ofertado a maior parte da população brasileira, demonstra-se insuficiente em atender tal característica, uma vez que dentro dos espaços escolares públicos, é evidente a má preparação dos profissionais encarregados de auxiliar na formação desses indivíduos. Desse modo, tal problemática atual em fluxo contínuo e consequentemente impossibilitando o desenvolvimento de cidadãos éticos e que entendam o seu compromisso social para com a sociedade brasileira.      Além disso, o filósofo grego Aristóteles definiu o conceito de cidadania atrelado ao conhecimento de cada indivíduo sobre seus direitos e deveres. Todavia, no Brasil, embora exista a Constituição Federal de 1988 para garantir tais características, é fato que uma parcela da nação menos escolarizada carece de informações vitais para o entendimento de seus direitos e deveres na sociedade. Nessa perspectiva, é comum que esses indivíduos negligencie a prática da política como meio substancial para a efetivação da cidadania no país. Assim, faz-se necessário que o Estado brasileiro e a população entendam a relevância de praticar a política em prol dessa cidadania.        Diante dos fatos aludidos, urge que o Estado, por meio do Ministério da Educação (MEC), invista em uma formação continuada para os professores após sua formação acadêmica, a fim de garantir a melhor formação possível não só para os docentes, como também para os discente. Ademais, o Estado também deve, por intermédio do MEC, modificar a base curricular das escolas públicas com aulas de formação cidadão e ética, com o intuito de formar futuros cidadãos conscientes e capazes de entender o seu compromisso com a nação brasileira. Feito isso, será possível a idealização de um sociedade baseada na cidadania e na ética.